O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE ARTES NA CIDADE DE BENEVIDES “BERÇO DA LIBERDADE”, NA PERSPECTIVA DE FALAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE ATUAM NO MUNICÍPIO
Palavras-chave: Currículo. Práxis. Formação de professores. Identidade.
Esta pesquisa, mostra o início do processo de construção do currículo de Artes na cidade de
Benevides, conhecida como Berço da Liberdade. O trabalho quer fazer um percurso que seja
construído a partir da escuta da comunidade escolar, partindo da perspectiva de falas de educadores
que atuam no município de Benevides. A construção do currículo se dá na busca de um caminho
epistemológico que consolide a trilogia de: conhecimento teórico, vivências pedagógicas e a memoria
cultural do povo, buscando reflexões freireanas na Pedagogia da Autonomia e na Práxis
Emancipadora, com foco na formação de educadores. Baseia‐se nos estudos das teorias do currículo,
com ênfase na fase crítica e pós crítica. Ressalta a importância da práxis nos processos educacionais
como forma de democratização dos saberes e da criação artística e salienta a formação e autonomia
docente na elaboração das propostas curriculares para construir um curriculo de Artes com a
identidade histórica e cultural do seu território. Discute a importância das teorias do currículo no
debate contemporâneo, discorrendo sobre os papéis críticos e o significado do currículo e sua
aplicabilidade no cotidiano escolar. Buscando na pesquisa uma fonte de novos conhecimentos para
que a teoria sustente a prática e para que a prática seja revestida de significados para a vida do sujeito
dentro e fora do ambiente escolar, ampliando a visão crítica de todos os sujeitos envolvidos nas
oportunidades de aprendizagem e não apenas reproduzindo habilidades e conteúdos que chegam
exportados e empacotados. A pesquisa aqui apresentada aborda como a formação de educadores
promove uma cultura docente com visão coletiva, numa postura crítico-reflexiva. Por isso a escuta dos
educadores se deu com a metodologia de Roda de Conversa, iniciada com uma mística sobre a
reflexão de elementos da natureza e regionalidade, com o objetivo de conectar os educadores com a
sua cultura e fortalecer as percepções individuais e coletivas, na construção do conhecimento
integrado, com a mediação da pesquisadora. Vislumbrou-se criar um espaço dialógico não
hierarquizado, requisito primordial da metodologia em teste, focando a organização do grupo, troca de
conhecimentos, em especial de saberes experienciais, promovendo reflexão sobre a própria prática,
constituindo uma ferramenta para formação em partilha e sedimentação da profissão docente. Nas
pesquisas sobre currículo, essa metodologia permitiu, que sujeitos da pesquisa, se revelassem por si
próprios, suas intenções, necessidades formativas e suas práxis, viabilizando uma formação pautada na
realidade docente. A análise e interpretação dos dados no referido estudo demonstraram que as
categorias que emergiram e suas respectivas unidades de registro a elas relacionadas, favoreceram a
dialogicidade entre os docentes na medida em que construímos o espaço de amparo mútuo e abertura à
fala, possibilitados pela Roda de Conversa. Os dados foram constituídos por diálogos gravados,
transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação da Roda de Conversa, seguindo orientações
contidas em um questionário, dialogado ao longo da Roda. Observou-se também que a abertura ao
diálogo favoreceu a possibilidade mediada por partilhas das experiências profissionais. A pesquisa
considera a disciplina de Arte como um caminho para o fortalecimento da identidade cultural, através
da construção das memorias do territorio.