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Banca de DEFESA: RAFAELA ALCANTARA BARATA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA ALCANTARA BARATA
DATA: 31/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Canal do YouTube da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia | https://youtube.com/@amazoncellochoir
TÍTULO:

O ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-aprendizagem. Violoncelo. Educação pública. Belém do Pará.


PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Educação Artística
RESUMO:

Investigar o ensino-aprendizagem do violoncelo em instituições musicais públicas pode ser importante para se compreender a formação de uma tradição instrumental estabelecida por gerações de violoncelistas. O objetivo deste trabalho é o de investigar o processo de ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará. A pesquisa foi desenvolvida por intermédio da abordagem qualitativa, descritiva e de caráter exploratório. Houve levantamento bibliográfico e documental, seguido de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se referencial teórico sobre o contexto histórico das instituições musicais públicas de Belém do Pará (SALLES, 1995; VIEIRA, 2001; BARROS; GOMES, 2015), aspectos da aprendizagem musical no ensino público formal (LOPES, 1981; SILVA, 1999; LIBÂNEO, 2010) e acerca da pesquisa em ensino-aprendizagem do instrumento musical violoncelo (FRANÇA, 2000; MACIENTE, 2008; SUETHOLZ, 2011). A investigação resulta em uma descrição acerca do contexto histórico do ensino de violoncelo em Belém do Pará, na identificação do conteúdo programático utilizado em cada nível de ensino em instituições musicais públicas de Belém e sua relação com o aprendizado do violoncelo, e na análise do ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém atualmente, apontando-se aspectos relevantes para o desenvolvimento dos estudantes. Conclui-se a importância do estímulo à democratização do aprendizado do instrumento e à contraposição de estigmas sobre as instituições públicas com novas perspetivas pedagógicas, de forma a estabelecer referencial qualificado a professores, pesquisadores e artistas, orientando a construção curricular e documentos ligados à esfera institucional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152844 - AUREO DEO DE FREITAS JUNIOR
Interno - 1475503 - LILIAM CRISTINA BARROS COHEN
Interno - 2490705 - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Externo ao Programa - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 14/07/2023 13:59
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