O ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará
Ensino-aprendizagem. Violoncelo. Educação pública. Belém do Pará.
Investigar o ensino-aprendizagem do violoncelo em instituições musicais públicas pode ser importante para se compreender a formação de uma tradição instrumental estabelecida por gerações de violoncelistas. O objetivo deste trabalho é o de investigar o processo de ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém do Pará. A pesquisa foi desenvolvida por intermédio da abordagem qualitativa, descritiva e de caráter exploratório. Houve levantamento bibliográfico e documental, seguido de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se referencial teórico sobre o contexto histórico das instituições musicais públicas de Belém do Pará (SALLES, 1995; VIEIRA, 2001; BARROS; GOMES, 2015), aspectos da aprendizagem musical no ensino público formal (LOPES, 1981; SILVA, 1999; LIBÂNEO, 2010) e acerca da pesquisa em ensino-aprendizagem do instrumento musical violoncelo (FRANÇA, 2000; MACIENTE, 2008; SUETHOLZ, 2011). A investigação resulta em uma descrição acerca do contexto histórico do ensino de violoncelo em Belém do Pará, na identificação do conteúdo programático utilizado em cada nível de ensino em instituições musicais públicas de Belém e sua relação com o aprendizado do violoncelo, e na análise do ensino-aprendizagem de violoncelo em instituições musicais públicas de Belém atualmente, apontando-se aspectos relevantes para o desenvolvimento dos estudantes. Conclui-se a importância do estímulo à democratização do aprendizado do instrumento e à contraposição de estigmas sobre as instituições públicas com novas perspetivas pedagógicas, de forma a estabelecer referencial qualificado a professores, pesquisadores e artistas, orientando a construção curricular e documentos ligados à esfera institucional.