SOBREVOOS E POUSOS SOBRE A DRAMATURGIA DO IN BUST TEATRO COM BONECOS
Teatro Com Bonecos, Dramaturgia, Grupo In Bust.
Bonecos formado em 1996 em Belém, e que até os dias atuais tem sido referência na cena teatral paraense, principalmente no que se refere à linguagem do teatro com bonecos. A pesquisa se debruça sobre a dramaturgia do grupo, explora os procedimentos que induzem a criação do espetáculo com bonecos, assim como analisa os elementos indutores que se apresentam como componentes da encenação do grupo. A perspectiva metodológica rizomática, de Gilles Deleuze e Félix Guattari, dá suporte a compreensão desta poética, de criação de uma obra artística em continuidade. O sobrevoo sobre a experiência desta dramaturgia utiliza como instrumento de navegação um movimento em direção à compreensão dos seus signos de processualidade ou codificações artísticas. Uma ação sobre um campo de concepções estéticas e éticas da obra do grupo In Bust Teatro Com Bonecos, um panorama deste platô constituído de criações de espetáculos. Pensar esta dramaturgia tem como propósito observar, através dos espetáculos Fio de Pão – A lenda da Cobra Norato, O Curupira, Humanos e Catolés e Caraminguás, os elementos componentes deste platô, ou melhor, utilizando uma terminologia rizomática, as raízes pivotantes que ramificam e proliferam esta criação artística, seus aspectos preponderantes, como o boneco enquanto objeto-personagem, o jogo entre este e o ator, a relação com a plateia, a desconstrução da neutralidade do ator-manipulador e a atuação híbrida do ator e do boneco na cena de animação.