A DANÇA IMANENTE COMO ENCANTARIA DO CORPO: UMA ESCRITURA MEMORIAL DA POÉTICA NA BEIRA
Dança imanente; Encantarias; Corpo; Processo de criação
A presente pesquisa de doutorado está filiada à linha de pesquisa 1, Poéticas e processos de atuação em Artes, do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará e tem por objetivo principal conceber uma poética cênica por meio de um processo criativo imerso no encontro da práxis da dança imanente (Mendes, 2010) com a noção de encantarias (Loureiro, 2015). A fim de amadurecer certos atravessamento teóricos e artísticos que vem apontando caminhos de uma metodologia emergente do processo, articula-se como principais procedimentos da pesquisa os ciclos de experiências de imersão e os ciciclos criativos. Inspirada nas encantarias, a obra e seu processo criativo constroem-se tomando como referência as encantarias dos rios amazônicos, cujas águas turvas criam a zona transcendental onde encontram-se, paradoxalmente submersos, os encantados que poetizam a existência cotidiana dos rios. O universo da encantaria em cruzamento com a dança imanente sugere observarmos as potências criativas das dimensões idiossincráticas do corpo e dos processos de criação em dança imanente na Companhia Moderno de Dança - CMD, concebendo como resultados provisórios do processo a produção da obra Na Beira e da presente escritura memorial.