EFEITO DO GANHAR OU PERDER NOS NIVEIS DE CORTISOL, TESTOSTERONA, RAIVA E ANSIEDADE EM LUTADORES DE JUDÔ.
Ganhar, Perder, Ansiedade, Raiva, Testosterona, Cortisol
A agressão é um comportamento desencadeado por estímulos percebidos como uma ameaça envolvendo uma ativação simultânea de componentes fisiológicos, bioquímicos, neurológicos e comportamentais e emoções, como ansiedade e raiva. A agressão tem sido categorizada em: defensiva, quando o sujeito responde a um estímulo, usada para preservar a vida e ofensivas, quando o indivíduo inicia a ação, que geralmente é usado para obter recursos. O confronto por recursos envolve uma alta probabilidade de se machucar ou morrer, por causa disso, os animais usam um tipo de comunicação, chamada de display agressivo, que visa dissuadir ao rival de começar o confronto. Nos seres humanos, os esportes podem ser considerados como uma forma de display, pois permitem que a agressão seja expressada com uma baixa probabilidade de danos permanentes para os sujeitos. As competências têm sido usadas como modelos para avaliar a ativação produzida pelas diferentes fases de competição, tal como o resultado do combate. O judô tem sido utilizado como um modelo de agressão competitiva para avaliar as diferentes respostas corporais nos comportamentos agonísticos em seres humanos, pois oferece um contextosemelhante aos estudados nas lutas em animais. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito de ganhar ou perder nos níveis de testosterona (T) e cortisol (C) e níveis de raiva e ansiedade em atletas de judô regional, do sexo masculino, regularmente vinculados a Federação Paraense de Judô, utilizando as escalas psicométricas STAXI e IDATE e Kits Salimetrics ELISA de T e C.
yle='mso-spacerun:yes'> (T) and cortisol (C) and levels of anger and anxiety in regional judo athletes, male, regularly linked to the Federation Paraense of Judo, using psychometric scales STAXI and IDATE and Kits Salimetrics ELISA for T and C.