EFEITO DA COMPETÊNCIA LEITORA NAS ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PERCEPTUAL DA CENA VISUAL EM ESCOLARES
Leitura. Alfabetização. Reconhecimento facial. Fechamento perceptivo. Plasticidade neuronal.
O atual cenário educacional brasileiro, avaliado por diferentes indicadores nacionais e internacionais,
tem mostrado resultados alarmantes em matemática, ciências e principalmente em leitura. O país
encontra-se nas últimas posições em todas as avaliações. Para a mudança deste cenário, são
necessárias medidas educacionais urgentes que respeitem o desenvolvimento biológico e social do
aluno. As neurociências aplicadas a educação surgem como um modelo teórico de auxílio para as práticas pedagógicas que visam a melhoria da qualidade na educação. Uma importante contribuição das neurociências na educação está voltada para a leitura, por meio de um aporte teórico/prático sobre o funcionamento cerebral que aponta caminhos mais efetivos para alfabetização com vistas a competência leitora. Nesse sentido, foi possível compreender que evolutivamente a espécie humana ainda não desenvolveu um sistema neural específico para a leitura, utilizando-se de outras estruturas cerebrais para essa função, ou seja, a alfabetização depende de um processo de reciclagem neural de
estruturas cerebrais associadas com funções sensoriais, motoras e de linguagem, como é o caso das
regiões cerebrais associadas ao reconhecimento de faces, para acomodar a decodificação da palavra
escrita. O objetivo deste estudo é o de investigar a relação entre competência leitora e estratégias de
organização perceptual da cena visual em escolares. Para tal, foram recrutados 140 (cento e quarenta)
voluntários para participarem da pesquisa (meninas: 64 com idade 6-10 ± 8,5 anos; e meninos: 76
com idade 6-10 ± 8,2 anos), matriculados do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os
participantes foram submetidos a um teste de leitura e ao teste de faces de Mooney, que avalia a
competência de fechamento perceptual. Nossos resultados evidenciam que o desempenho de meninos
na faixa de 6-10 anos de idade é diferente ao das meninas na mesma faixa etária para o teste de
competência leitora, com meninos apresentando um desempenho superior, embora não seja possível
estabelecer diferenças entre os gêneros para o teste de fechamento perceptual. Esses achados
demonstram que o desenvolvimento da competência leitora e de habilidades visuais holísticas são
dissociados na infância e possuem implicações importantes para a alfabetização de escolares.