News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 06/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório "Prof. Dr. João Paulo do Valle Mendes", ICB/UFPa.
TÍTULO: MORFOMETRIA HIPOCAMPAL, PERDA NEURONAL E ALTERAÇÕES GLIAIS EM RATOS EXPOSTOS CRONICAMENTE AO ETANOL DA ADOLESCÊNCIA À FASE ADULTA.
PALAVRAS-CHAVES: Hipocampo, Etanol, Morfometria, Neurodegeneração, Ativação microglial, Astrocitose
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: O consumo de álcool etílico, ou simplesmente etanol (EtOH), é considerado um problema de saúde pública do Brasil e no mundo, sendo alvo de pesquisas epidemiológicas e de seus efeitos no organismo durante as várias etapas do desenvolvimento humano. Neste contexto, é crucial o entendimento dos efeitos do EtOH no Sistema Nervoso Central, mais especificamente sobre o hipocampo, estrutura relacionada à memória e aprendizado, particularmente sensível aos efeitos deletérios do etOH. O presente estudo objetiva investigar quais as repercussões da exposição crônica ao etanol em ratos, desde a adolescência até a idade adulta, sobre os padrões morfométricos e morfologia hipocampal. Ratos Wistar, fêmeas, receberão EtOH por gavagem (6,5 g/kg/dia, 22,5% v/v), do 35º ao 90º dia pós-natal, a ser comparado com grupo controle, o qual receberá apenas água destilada. Os animais serão perfundidos com solução salina a 0.9%, seguida de paraformaldeído a 4%. Após a perfusão, os encéfalos serão removidos da caixa craniana, pós fixados e crioprotegidos em soluções com concentrações crescentes de sacarose e glicerol, embebidos em Tissue Tek, congelados em câmara de criostato com efeito Peltier (-55°C – Carl Zeiss, Mícron, Alemanha). Secções de 100μm, 50μm e 20μm serão obtidas para análises morfométrica, estereológica e imunoistoquímica, respectivamente. Para a marcação de corpos neuronais, astrócitos e microglia serão utilizados os anticorpos Anti-NeuN (1:100, Chemicon Millipore), Anti-GFAP (1:2000, Dako), Anti-Iba1(1:1000, Waco) e Anti-ED1(1:500, Serotec), respectivamente. As secções coradas pela violeta de cresila e marcadas pelos diferentes métodos imunoistoquímicos serão inspecionadas por microscopia óptica. Imagens de secções com campos mais ilustrativos serão obtidas com um sistema de fotomicroscopia digital utilizando-se o programa de computador Moticam 2500® acoplado ao fotomicroscópio Nikkon 50i. A análise quantitativa consistirá de contagens dos números de neurônios, astrócitos e microglia/macrófagos, usando uma gradícula (0,00625 mm²) acoplada a um microscópio óptico na objetiva de 40x. Serão utilizados critérios morfométricos para a avaliação do volume total do hipocampo e sua fração em relação ao volume do hemisfério cerebral. As comparações entre grupos serão realizadas por análise de variância com correção de Tukey.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1531325 - MARIA ELENA CRESPO LOPEZ
Externo ao Programa - 2445539 - RAFAEL RODRIGUES LIMA
Externo ao Programa - 2375270 - ROSEANE BORNER DE OLIVEIRA
Presidente - 2224452 - WALLACE GOMES LEAL
Notícia cadastrada em: 04/12/2012 10:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2