AVALIAÇÃO COGNITIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EXPOSTOS AO METODO DE ENSINO PIRAMIDAL MULTIVETORIAL
Desenvolvimento cognitivo; Método de Ensino-Aprendizagem; Alunos; Universidade.
Este estudo se propõe a caracterizar a relação ensino-aprendizagem e sua eficácia relativa ao desempenho cognitivo de alunos de iniciação científica em nível médio expostos à pirâmide de formação acadêmica universitária (graduandos, mestrandos e doutorandos) para vetorização e popularização da ciência em escolas de ensino básico de Oriximiná, Pará. Tratase de um método de educação em ciência e tecnologia para todos os níveis de formação acadêmica, desenvolvido no Programa de Ação Interdisciplinar (PAI), no Campus de Oriximiná-PA, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A caracterização do instrumental didático como prática pedagógica e sua contextualização educacional, para além da experiência escolar, são objetos qualitativos deste estudo; como também o quantitativo do desempenho mnêmico temporal e espacial, de curto e longo prazo, atenção e cálculo; a memória de evocação; a linguagem e praxia, como forma de validação da relação ensinoaprendizagem almejada. O Mini-Exame do Estado Mental (MINIMENTAL) e o Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) foram aplicados a alunos de três escolas de ensino médio, participantes ou não do PAI. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida para caracterizar as diferentes metodologias de ensino-aprendizagem na escola de nível médio e no grupo de trabalho do PAI. A avaliação do desempenho cognitivo nos permite afirmar que nos itens lembranças, atenção e cálculo, linguagem e praxia, os alunos do grupo PAI se sobressaíram de forma significativa sobre os alunos do grupo controle, destacando que esses itens, segundo a literatura estudada, são os mais influenciados pelo processo educativo. Alunos do grupo PAI obtiveram igual desempenho cognitivo para memória imediata sugerindo mudança na estratégia de aprendizagem nos alunos expostos ao modelo piramidal de formação. Os alunos do grupo PAI, para além da memorização imediata dos conteúdos, são envolvidos em práticas e situações que os levam a questionar esses conteúdos, conhecer de forma mais profunda, buscar soluções para problemas, ler artigos científicos, o que nos faz inferir que esse aluno, portanto, ultrapassa a capacidade de mera memorização da informação, isso pode justificar sua melhor performance cognitiva no teste MEEM e performance não muito satisfatória no teste De Rey. Quando avaliamos o desempenho cognitivo dos alunos PAI em relação à formação da pirâmide acadêmica, podemos afirmar que o melhor desempenho cognitivo dos alunos foi no período em que a pirâmide estava completa, incluindo alunos da graduação na monitoria, o que podemos dizer que esse coletivo surte mais efeito na performance cognitiva dos alunos.