PREVENÇÃO DAS ALTERAÇÕES FUNCIONAIS E COGNITIVAS DO
ENVELHECIMENTO: O IMPACTO DO EXERCÍCIO E DA ESTIMULAÇÃO
COGNITIVA EM DUPLA TAREFA
Envelhecimento, Cognição, Dupla tarefa
Em face da taxa de envelhecimento mundial e da epidemia silenciosa de declínio cognitivo e demência em idosos, a necessidade de estratégias de intervenção para proteger e / ou melhorar a funcionalidade e o desempenho cognitivo no envelhecimento aumentou. Estudos recentes sugeriram que, em comparação com os protocolos de estimulação simples, as intervenções de dupla tarefa envolvendo exercício físico e tarefas cognitivas são mais eficientes, melhorando o desempenho cognitivo e a capacidade em tarefas funcionais. Embora os resultados preliminares na literatura sejam promissores, existem poucas pesquisas usando protocolos de estimulação de dupla tarefa. No presente estudo, procuramos investigar os efeitos de um programa de intervenção de dupla tarefa (exercício físico multimodal e estimulação multissensorial) nos desempenhos cognitivos, funcionalidade e qualidade de vida de idosos saudáveis. Para análise, 28 adultos idosos que vivem na comunidade (66,14 ± 1,00 anos de idade) foram submetidos a avaliações cognitivas, físicas e de qualidade de vida na linha de base e pós-intervenção. A cognição foi avaliada através do Mini exame de estado mental (MMSE), fluência verbal semântica e fonológica, lista de palavras CERAD e testes neuropsicológicos automáticos (CANTAB); As avaliações físicas incluíram a aptidão cardiorrespiratória (Teste de caminhada de seis minutos), mobilidade funcional (Equilíbrio e agilidade), força muscular de membros inferiores (teste de suporte de cadeira de 30 segundos) e força muscular dos membros superiores (dinamômetro Jamar®); O teste funcional de tarefa dupla foi realizado pelo teste Walking While Talking e questionário de qualidade de vida (SF36) também foram aplicados. Os indivíduos participaram de um programa de intervenção de dupla tarefa composto por exercícios físicos (treinamento aeróbico e de força) e estímulos multissensoriais, compostos por 24 sessões, realizados duas vezes por semana por 75 minutos cada. Os valores extremos foram excluídos e o teste T foi aplicado para investigar possíveis diferenças entre a avaliação da linha de base e pós-invenção. Após a intervenção, os sujeitos apresentaram maior desempenho cognitivo (MMSE, fluência verbal, memória de curto prazo, memória de trabalho, atenção visual sustentada, aprendizado, memória de reconhecimento visual de curto prazo), melhores parâmetros físicos e funcionais (força do membro superior, aptidão cardiorrespiratória, funcional mobilidade), melhor desempenho no teste funcional em dupla tarefa e percepção pessoal sobre a função física melhorada e limitações reduzidas devido a problemas físicos (SF36). Assim, o programa de intervenção de dupla tarefa de 24 sessões, baseado em exercícios aeróbicos e de força e estimulação multissensorial, melhora a cognição, capacidade de exercício funcional, qualidade de vida e capacidade de realizar atividades de dupla tarefa, como normalmente requerido na rotina diária dos adultos idosos.