Semelhanças cognitivas inesperadas entre idosos ejovens: variabilidade e desempenho cognitivo.
Declínio cognitivo relacionado à idade, variabilidade, avaliação
neuropsicológica, funções executivas, memória episódica, velocidade psicomotora, CANTAB.
O estudo da variabilidade interindividual no desempenho cognitivo pode fornecer pistas
importantes sobre o declínio cognitivo multivariado relacionado à idade. No presente trabalho,
investigamos a variabilidade, as semelhanças e as diferenças cognitivas entre idosos e jovens.
Para isso, utilizamos a análise de cluster hierárquico e função discriminante canônica de escores
cognitivos usando tarefas específicas e sensíveis da Cambridge Neuropsychology Test
Automated Battery - CANTAB. Entre os 415 voluntários testados, foram encontrados três
grupos cognitivos distintos, baseados principalmente nos escores de memória de trabalho e
memória episódica: o grupo 1 foi composto quase que exclusivamente por adultos jovens (94%
jovens), enquanto os grupos 2 (82% idosos) e 3 (95% idosos) foram compostos
predominantemente por adultos idosos. Embora o grupo 1 fosse o grupo mais jovem e com
maior nível de escolaridade em relação aos outros grupos, 18% dos jovens compartilhavam
desempenhos semelhantes aos do grupo 2 de idosos, enquanto 5% compartilhavam
semelhanças cognitivas com o grupo 3. Em comparação ao grupo 1, os grupos
predominantemente de idosos 2 e 3 teve pontuações igualmente mais baixas em memória de
trabalho, mas em comparação com o grupo 3, o grupo 2 apresentou melhores desempenhos em
tempo de reação, atenção sustentada e memória episódica. Quando as análises de cluster
hierárquico e função discriminante foram limitadas à mesma faixa etária, encontramos 4 e 5
clusters distintos entre adultos jovens e idosos, respectivamente. A memória episódica, a
atenção sustentada e o tempo de reação contribuíram mais para a formação de grupos em idosos,
enquanto a memória de trabalho e a atenção sustentada contribuíram para a formação de grupos
de adultos jovens. A variabilidade cognitiva entre os sujeitos mostrou dispersão significativa
no processamento visual rápido, memória de trabalho espacial, tempo de reação e aprendizado
associado emparelhado. A análise comparativa dessas diferenças mostrou que elas não ocorrem
na mesma direção e magnitude entre indivíduos, domínios cognitivos e tarefas. Constatamos
que idosos com maior escolaridade e estilo de vida mais ativo devam ter maior reserva cognitiva
e por isso se desviaram menos do grupo de referência de adultos jovens. Em conjunto, nossos
dados destacam a importância do estudo da variabilidade como instrumento para a detecção
precoce de declínios cognitivos sutis e para a interpretação de resultados que se desviam da
normalidade.