Notícias
Banca de DEFESA: MÁRCIO CUNHA FERREIRA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO CUNHA FERREIRA
DATA: 25/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Arlindo Pinto - ICB
TÍTULO: Efeito da monocultura de dendezeiro (Elaeis guineenses Jacq.) na integridade física e nas assembleias de peixes de igarapés da Amazônia Oriental."
PALAVRAS-CHAVES: dendezeiro; hábitat físico; igarapés; assembleias de peixes; composição taxonômica; grupos tróficos funcionais.
PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO: Resumo
O objetivo da presente dissertação é avaliar o efeito do monocultivo de dendezeiro Elaeis guineenses JACQ. na integridade física e nas assembleias de peixes de igarapés de terra firme da Amazônia Oriental. Os sítios de amostragem foram estabelecidos em trechos (150 m) de 23 igarapés da bacia do rio Acará-Mirim, Nordeste do Estado do Pará. De acordo com os resultados do índice de integridade física, dos 23 igarapés amostrados, todos que drenam áreas de fragmentos florestais foram classificados como preservados (IIF = 5,00 4,00), enquanto que os 15 igarapés que drenam plantações de dendezeiro foram classificados como alterados (IIF = 3,67 2,67). Foram coligidos 9.734 espécimes de peixes pertencentes a seis ordens, 24 famílias, distribuídos em 64 espécies. As espécies mais abundantes durante o estudo foram Microcharacidium weitzmani, Apistogrammagr. pertensis, Trichomycterus hasemani, Hyphessobrycon heterorhabdus e Copella arnoldi. A riqueza observada em igarapés que drenam plantações foi superior (S = 61) a encontrada em igarapés que drenam fragmentos florestais (S = 42). Os resultados da PERMANOVA evidenciam que existe diferença entre os ambientes amostrados (G.L. = 22; pseudo-F = 2,44; P = 0,01), no entanto o ordenamento produzido pelo NMDS demonstra que essa diferença é sutíl (stress=0,19). Resultado semelhante foi obtido utilizando-se a abundância dos GTFs (stress=0,18). Há uma maior distribuição e abundância das espécies em locais mais alterados. Para os GTFs, os coletores de substrato, raspadores, parasitas, predadores de espreita, coletores navegadores e atacadores de superfície foram menos abundantes em locais mais alterados. Os resultados do TITAN indicam que os limites ecológicos das espécies estão bem próximos (z- = 3,67 e z+= 3,84). Aequidens tetramerus, Apistogramma agassizii e Microcharacidium weitzmani estão associadas a igarapés que drenam plantações de dendezeiro e são boas indicadoras de locais com menor integridade do hábitat físico (p < 0,05; pureza > 0,95; confiabilidade > 0,95), enquanto que as espéciesHyphessobrycon heterorhabdus e Helogenes marmoratus demonstraram ser indicadoras de hábitats mais íntegros (p < 0,05; pureza > 0,95; confiabilidade > 0,95). A avaliação da integridade física de igarapés situados em áreas de monocultivo de dendezeiro no Nordeste do Estado do Pará, Norte Brasileiro, por meio de um índice de integridade física se mostrou eficaz, pois foi possível classificar e diferenciar os igarapés quanto à estrutura do hábitat físico e destacar quais métricas devem ser analisadas para isso. A composição, distribuição, abundância de espécies e de grupos tróficos funcionais devem ser analisadas conjuntamente com informações sobre a estrutura física do hábitat para a avaliação da situação do ambiente e assim gerar subsídios para ações de manejo, conservação e preservação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1876588 - CRISTIANE DE PAULA FERREIRA
Presidente - 2339351 - LUCIANO FOGACA DE ASSIS MONTAG
Externo ao Programa - 1350194 - MARCOS PERSIO DANTAS SANTOS
Interno - 078.105.802-30 - RONALDO BORGES BARTHEM - UFPA
Notícia cadastrada em: 12/02/2014 14:27