O RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO NO ENSINO INVESTIGATIVO NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ
Atividade investigativa, Sequências de ensino, Formas geométricas
O presente estudo tem como objetivo analisar a forma como os alunos utilizam (ou não) o Raciocínio Hipotético-Dedutivo durante uma atividade que aborda as Representações das Formas Geométricas baseada na Sequência de Ensino Investigativo (SEI). Nessas ações, buscou-se a resolução dos seguintes problemas: Quais os Raciocínios Hipotéticos- Dedutivos apresentados pelos alunos durante a resolução de um problema Experimental Investigativo? de que maneira o Padrão Se / e / então / e ou mas / portanto, é desenvolvido pelos alunos do Clube de Ciências para solucionar um problema? A pesquisa surge com a participação como professora monitora das atividades experimentais investigativas e mais dois professores monitores e oito alunos participantes do Clube. Apresenta uma abordagem de caráter participante e viés qualitativa desenvolvidas no clube de ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. A coleta de dados foi realizada através de gravações em vídeos e áudios, além da transcrição das falas dos alunos. Os resultados parciais demonstram que o experimento despertou a curiosidade e o interesse dos alunos na participação da atividade experimental ao contextualizar com o seu cotidiano, na perspectiva de contribuir para o processo de aprendizagem.