Antropização e Terreiro: a interdisciplinaridade dos saberes da Umbanda e seus impactos no meio sócio ambiental.
Interdisciplinaridade. Saberes afro-religiosos. Antropização. Umbanda.
Segundo Xavier (2006), o conhecimento da presença civilizatória africana, nos horizontes culturais das sociedades globais, pode ser feito através do estudo de seus complexos religiosos, dentre as demais formas de reconstrução das territorialidades afrodescendentes. Nesse sentido, elencamos a afro-religiosidade Umbanda como objeto de estudo da nossa pesquisa, que foi de cunho participante e de natureza sócio antropológica. Assim, nos propomos a pesquisar o histórico genealógico do Terreiro de Umbanda Nanã Buruquê, e suas interfaces entre saberes e antropização pautados numa ótica interdisciplinar, por acreditar ser este um elemento sociocultural de fundamental importância para manutenção e visibilidade positiva para as práticas de Umbanda no Município de Castanhal, Pará, Brasil.Dessa forma, colhemos dados nesse loco para responder a problemática da pesquisa: como os saberes afro-religiosos são consolidados dentro do terreiro de umbanda, numa perspectiva de antropização e quais os impactos dessa relação no meio sócio ambiental sob uma ótica interdisciplinar? Assim, partimos da hipótese: se a antropização é considerada uma intervenção do homem sobre o meio, tanto ambiental, quanto social, deveria haver algum tipo de antropização dentro do terreiro de Umbanda, que já carrega dentro de sua gênese um cunho interdisciplinar por ser fruto do “sincretismo” com outras matrizes religiosas.O trabalho teve como objetivo central, verificar como se dá a interação de conhecimentos e saberes dentro do terreiro de Umbanda, identificando as relações de antropização nesses espaços e seu possível impacto no meio sócio ambiental, sob uma perspectiva interdisciplinar. Fizemos aportes com BASTIDE (1971), DURKEIM (2006), GEERT (2009), CAMPELO (2003), AMARAL (2014), dentre outros, que nos serviram de norte teórico para refletir sobre a importância de fomentar diálogos na sociedade, pautados na discussão sobre a atitude, a experiência e o sentimento que estão inseridos na religiosidade afro-brasileira, rica em diálogos culturais e inter-religiosos. Quando nos aproximamos minimamente da compreensão da formação sociocultural e das estratégias utilizadas para ressignificar elementos de outras práticas culturais pelo povo brasileiro, estaremos aptos a conhecer e refletir sobre os mecanismos de construção de valores e crenças a partir da justaposição/junção desses elementos. O estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativo interpretativo, fazendo uso de alguns instrumentos etnográficos como observação participante, escuta sensível e aplicação de questionários semiestruturados, que estão revelando alguns dados parciais, dentre eles: a circulação de saberes dentro do terreiro é pautada na oralidade, transmitindo valores afro-religiosos e cristãos, de forma interdisciplinar baseado no modus operandi, da rotina diária do terreiro, onde cada sujeito é responsável pela sua integração ao meio, tanto no que diz respeito à religiosidade, quanto ao meio ambiente. Os tipos de antropização encontrados superam a questão ambiental, pois também encontramos antropização religiosa, mística e mitológica. Os impactos causados pela presença do terreiro no meio social da cidade são caracterizados no campo do assistencialismo.