AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EM SITES DE NOTÍCIAS A PARTIR DE GRUPOS UNIVERSITÁRIOS
Usabilidade. Sites de Notícias. Ferramenta de Captura Multimodal.
O consumo de informações jornalísticas por meio da Internet no Brasil tem superado os meios
tradicionais, tais como televisão, jornais/revistas impressos e rádio. Dessa forma, além da credibilidade
das notícias, a usabilidade passa ser um aspecto fundamental para que os leitores possam ter uma
interação satisfatória ao buscarem uma informação. No entanto, há poucos estudos sobre como sites de
notícias podem ser projetados a fim de proporcionarem uma usabilidade de alta qualidade. Um dos
principais desafios está associado a complexidade da avaliação de usabilidade, uma vez que os sites de
notícias são acessados por perfis de usuários de diferentes localidades geográficas do país, com hábitos e
costumes variados, considerando a fácil disseminação da informação no formato on-line. Assim, o objetivo
deste trabalho investigativo foi analisar a usabilidade de sites de notícias a partir de usuários residentes
em diferentes localidades geográficas do Brasil, a fim de identificar possíveis contrastes e similaridades
nos resultados de avalição, bem como compreender quais os tipos influências que a localização pode
gerar aos usuários na interação com estes sites. Esta investigação é classificada como um estudo de caso e
possui uma abordagem quanti-qualitativa. A partir desses métodos foi realizado um estudo com grupos de
estudantes universitários de duas instituições de ensino superior (IES), localizadas no norte e sul do Brasil,
com o objetivo de avaliar a usabilidade na leitura dos sites de notícias G1, R7, Metrópoles, Uol Notícias e
Terra, os cinco mais acessados deste país. Ao longo do estudo foram coletados: dados individuais dos
usuários sobre experiência com tecnologias e consumo de notícias, a fim de compreender o público
participante; dados gerados a partir da interação dos usuários com os sites investigados, por meio de uma
ferramenta de captura multimodal; e satisfação dos usuários com os sites avaliados por meio do teste
QUIS (Questionnaire for User Interaction Satisfaction), escolhido por sua validade, padronização e foco na
satisfação do usuário. Os resultados indicaram que, apesar das diferenças geográficas, a localidade dos
usuários teve pouca influência nas avaliações de usabilidade. A pesquisa destacou a importância de
considerar fatores individuais ao projetar interfaces de notícias, indo além da localização geográfica. O
estudo contribuiu apresentando uma nova percepção da usabilidade em sites de notícias, a partir da
utilização de uma ferramenta de captura multimodal, bem como com a evolução das metodologias de
pesquisa ao demonstrar a eficácia de métodos mais avançados para o contexto de avaliação de
usabilidade em ambientes digitais.