(DES)ENCANTOS DE AÇÕES ANTRÓPICAS PARA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE CRIANÇAS EM ÂMIBITO ESCOLAR
Identidade. Cultural. Crianças. Espaço escolar. Antropização.
Nesta pesquisa, são feitas algumas considerações sobre (des)encantos de ações antrópicas para formação da identidade cultural de crianças em âmbito escolar. Além disso, busca-se descrever abordagens sobre identidade cultural na diretriz curricular do município de Ananindeua (DCMA), identificando as ações antrópicas sobre identidade cultural no âmbito escolar com professores, coordenação pedagógica e crianças do 5º ano do ensino fundamental em Ananindeua. Os resultados (em andamento) apontam que se deve repensar as abordagens educacionais, considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural com necessidades em promover a valorização da diversidade como parte integrante desse processo na pós-modernidade, uma vez que, reflete sobre diversos conceitos da educação e sobre o cotidiano do mundo globalizado. A pluralidade cultural, presente no cotidiano escolar, deve ratificar a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização no âmbito escolar municipal de Ananindeua.