Análise estatística: Evolução dos perfis socioeconômicos dos estudantes do ENEM – A situação da região Norte
ENEM, Perfis Socioeconômicos, Políticas Públicas, Região Norte.
O estudo dissertativo: “Análise estatística: Evolução dos perfis socioeconômicos dos estudantes do ENEM – A situação da região Norte”, objetiva analisar como se deu a evolução dos perfis dos estudantes da região Norte que realizaram o ENEM no período de 1998 a 2019, para isso foram consideradas as variáveis: número de participantes, número de homens e mulheres e notas dos participantes, essas informações foram coletadas dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As variáveis selecionadas foram computadas em gráficos para viabilizar a percepção das mudanças ocorridas ao longo dos anos e justificadas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), Constituição Federal de 1988, Relatórios Pedagógicos do Enem (1998 a 2019), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2005) além de outros fundamentos teóricos relacionados a temática. Desta feita a metodologia abordada tem caráter qualitativo e quantitativo, com técnica de análise documental como percurso metodológico, pois dialoga com a análise estatística desta pesquisa. Como possíveis resultados foram constatados que a partir da taxa de isenção aos alunos da rede pública em 2001, e a vinculação da cessão de bolsas em Instituições Superiores de Ensino Privada com base nas notas obtidas no Exame, assim como e a Lei de cotas 12.711 em 2012 contribuíram para o aumento extraordinário da participação das camadas populares, o que favoreceu sobremaneira os estudantes da região Norte, desde então muitos conseguiram ingressar no ensino Superior segundo o Mapa de Ensino Superior (2021), mesmo com notas inferiores as demais regiões, o que nos faz atentar para melhorias nas escolas públicas em todos os seus aspectos.