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Banca de DEFESA: LELIANE AGUIAR DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LELIANE AGUIAR DA SILVA
DATA: 12/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: PPGEAA
TÍTULO:

NOVO PROJETO A LEITURA QUE LIBERTA À LUZ DA FILOSOFIA DA LIBERTAÇÃO NA UNIDADE DE CUSTÓDIA E REINSERÇÃO DE CASTANHAL


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Ambiente Prisional. Remição da Pena. Filosofia da Libertação. Pesquisa ação.



PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente estudo teve como escopo analisar a prática de leitura voltada para remição da  pena, sobre a rubrica do Novo Projeto a Leitura que Liberta, na Unidade de Custódia e Reinserção  de Castanhal, à luz da Filosofia de Libertação, proposta por Enrique Dussel, além de buscarcompreender a relação entre leitura e liberdade em ambiente prisional. Tal envergadura reporta-se  frente à urgência da humanização do sistema prisional brasileiro, que instrumentalizou à leitura nos  espaços de privação de liberdade como atividade passível de remição da pena, engendrada pela política de execução penal no Brasil para processo de reintegração social pautada nos direitos  humanos. De natureza aplicada, a pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, com a  aplicabilidade procedimental da pesquisa-ação pedagógica - PAPe, enquanto ferramenta  educacional que pressuponha a cooperação participantes e pesquisadores num exercício contínuo entre ação e investigação, que em suas fases usou-se a sequência didática, a pesquisa participantes o  quais geraram a produção de poesias de autorias dos leitores privados, e uso questionários, tendo como sustentáculos para análise dos dados o aporte teórico centrado nos sentidos acerca da proposta  da filosofia da libertação, de Enrique Dussel, como um contínuo de entendimentos à educação  libertadora. Assim, identificou-se que projetos de leituras em ambiente prisional como NPPL, cria  impactos significativos na vida leitores privados de liberdade, que passam ampliar suas concepções  de liberdade para além da proposição de diminuir a pena, mas que precisa ser desenvolvida como  complemento das atividades educacionais como efetiva prática de um direito humano e não como  mais um mero mecanismo disciplinar do tempo ocioso dos PLL, cuja a práxis filosófica da  Libertação como parâmetros, que além de política, é antes, pedagógica


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2185295 - EULA REGINA LIMA NASCIMENTO
Presidente - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Externo ao Programa - 2644294 - SERGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 06/08/2024 14:49
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