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Banca de DEFESA: MARIA EDUARDA MATOS DIOMEDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA EDUARDA MATOS DIOMEDES
DATA: 08/08/2024
HORA: 10:00
LOCAL: PPGEAA - SALA REMOTA
TÍTULO:

MACROINDICADORES QUALITATIVOS DE INCLUSÃO E A ALTERIDADE NA ESCOLARIZAÇÃO
DE ESTUDANTES COM TEA


PALAVRAS-CHAVES:

Macroindicadores. Inclusão. Autismo. Alteridade. Amazônia.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente pesquisa se propõe analisar como ocorre a qualidade de atendimento na educação especial
através do emprego de macroindicadores nas dimensões de Estratégia Pedagógica e de Aprendizagem, e
ainda, de Gestão Escolar, atenta às relações de alteridade entre os educandos com Transtornos do Espectro
Autista (TEA) nas escolas públicas municipais de Castanhal-Pará, visando a educação inclusiva. Com uma
abordagem qualitativa e características descritivas e exploratórias. Utilizou-se como procedimento de coleta
de dados, a observação e entrevista com o uso de questionários autoadministrados, com a participação de
09 (nove) professores atuantes na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 07 (sete)
gestores. Foi estabelecido um recorte de indicadores qualitativos estruturados em duas dimensões: 1)
Estratégias Pedagógicas e de Aprendizagem e 2) Gestão Escolar. Estas dimensões permitiram alcançar a
proposição de 10 macroindicadores. Os resultados indicaram que a dimensão 1, está em uma fase iniciante
de desenvolvimento, revelando que há uma necessidade de maior suporte inicial e adaptação escolar,
mesmo diante da compreensão pelos educadores da valorização e estabelecimento das relações de
alteridade na escolarização de alunos com TEA, com a necessidade de uma colaboração mais efetiva e
multidisciplinar entre profissionais à oferta aos serviços da saúde. Na dimensão 2, os macroindicadores
apontam para indícios de iniciação à implementação das práticas inclusivas, evidenciando a falta de
adequação física do ambiente escolar e a necessidade de mudanças na conscientização por parte dos
educadores como áreas críticas a serem abordadas. A pesquisa, revela tanto avanços quanto desafios na
promoção de uma educação inclusiva para estudantes com autismo, diante de uma crescente no quantitativo
de matrículas TEA na rede o que tem acompanhado a realidade a nível nacional, porém há necessidade de
um esforço conjunto para garantia de uma educação inclusiva, equitativa e mais atenta as relações de
alteridade, onde todos os estudantes possam ter acesso a uma educação de qualidade independentemente
de suas particularidades, nas escolas públicas municipais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3252508 - CARLOS JOSE TRINDADE DA ROCHA
Externo à Instituição - CHIARA MARIA SEIDEL LUCIANO DIAS
Interno - 2183638 - JOAO BATISTA SANTIAGO RAMOS
Interno - 2306500 - SYLVIA MARIA TRUSEN
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 16:14
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