Banca de DEFESA: ADRIANO VAZ DE ALMEIDA

LOCAL: PPGEAA - SALA REMOTA

MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS: DEFINIÇÃO DO PERFIL
SOCIOECONÔMICO DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UFPA

pública. PALAVRAS-CHAVES: Perfil Socioeconômico; Mineração de Dados Educacionais (MDE); Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (ENADE);

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

No contexto educacional contemporâneo, a investigação de variáveis relacionadas às diferenças socioeconômicas entre estudantes do ensino superior é fundamental para compreender os fatores que influenciam o sucesso acadêmico, no entanto, análise de grandes bases de dados em busca de informações úteis é uma tarefa desafiadora. Neste estudo, realizou-se uma análise exploratória do perfil socioeconômico dos discentes dos cursos de Engenharia da Computação (EC) e Sistemas de Informação (SI) da Universidade Federal do Pará (UFPA), utilizando a Mineração de Dados Educacionais (MDE) em bases de dados públicas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) , referentes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) realizado em 2019 e 2021. Foram utilizados um total de 263 registros, sendo 138 de EC e 125 de SI. O objetivo é diagnosticar e compreender as características socioeconômicas desses estudantes, bem como identificar os fatores intra e extraescolares que podem influenciar a permanência e conclusão dos referidos cursos de graduação. A metodologia adotada envolve a MDE como um processo de descoberta de conhecimento em bases de dados. Entre as informações processadas, verificou-se a predominância do gênero masculino; pardos (as); idade entre 24 e 26 anos; não receberam auxílio permanência e nem bolsa acadêmica; não trabalham e não tem renda; residem e dependem financeiramente dos pais; e cursaram todo o ensino médio em escola pública.

Interno - 3252508 - CARLOS JOSE TRINDADE DA ROCHA
Interno - 842.400.082-04 - GABRIEL BRITO COSTA - UFOPA
Interno - 1768614 - MARCOS CESAR DA ROCHA SERUFFO
Externo à Instituição - PAULO ANDRÉ IGNÁCIO PONTES