A EDUCAÇÃO ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: um estudo em uma
escola multisseriada do município de Igarapé-Açu/PA
Identidade. Práticas Pedagógicas. Educação do Campo.
Este trabalho objetiva compreender de que maneira a escola impacta na construção da
identidade camponesa da comunidade de “São Luizinho”, analisando, assim, as práticas
pedagógicas dos(as) professores(as) da comunidade e verificando em que sentido impactam
na construção e/ou valorização da identidade dos sujeitos do campo. O ponto de partida foi a
seguinte questão: Qual tem sido o papel da escola na construção da identidade camponesa na
comunidade “São Luizinho”, em Igarapé-Açu/Pa? Ressalta-se a necessidade da valorização e
do incentivo da construção da identidade dos sujeitos do campo, considerando que o campo
possui um passado de negação e silenciamento, sendo fortemente marcado pela luta assídua
em prol da conquista e efetivação de seus direitos. Metodologicamente, a pesquisa
desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como
técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Para o tratamento e a
análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola
multisseriada do meio rural do município de Igarapé-Açu/Pa. Os resultados indicam a
importância do professor na construção da identidade dos alunos e, igualmente, na
valorização do campo e do seu modo de vida. Destaca-se que a proposta curricular das escolas
do meio rural não difere das escolas urbanas. Portanto, observa-se que, seguindo uma via
contrária às políticas nacionais e diretrizes, não existe uma Educação do Campo, mas apenas
uma Educação no Campo, pois todo esforço em valorizar o campo e fomentar uma identidade
camponesa parte dos profissionais envolvidos nesse processo, não havendo um projeto
institucional.