Interculturalidade nas licenciaturas: ressignificando práticas docentes e saberes do campo.
Educação do Campo; Ensino Básico; Práticas Pedagógicas; Interculturalidade.
A Educação do campo e os saberes interculturais são elementos indissociáveis para uma educação transformadora, sob essa premissa emergem as discussões sobre as mudanças necessárias nas práticas pedagógicas para o ensino básico do campo. Diante disso, temos como ponto de partida a seguinte questão: Como vem sendo realizada essa interculturalidade nas práticas docentes? como objetivos específicos se propõe a identificar o que vem sendo discutido academicamente nos periódicos CAPES sobre as práticas pedagógicas para educação básica; bem como Analisar como a formação inicial sob a ótica da intercultural reflete sobre as práticas pedagógicas e assim confrontar as bases norteadoras oficiais e seus caminhos teórico-práticos. A metodologia empregada é de cunho qualitativo; bibliográfico com análise de conteúdo por meio de uma revisão sistemática da literatura (RSL) no site do periódico CAPES acerca de práticas pedagógicas desenvolvidas para educação do campo na educação básica; seguido por aplicação de questionário semi estruturado a professores do campo do ensino básico. Os resultados apontam que as pesquisas voltadas às práticas ativas no ensino fundamental ainda requerem maiores investigações e propostas interculturais demonstram melhores resultados quanto ao engajamento, senso de pertencimento e ressignificação de saberes escolares.