JORNADA AO CENTRO DA COHAB:
Pesquisa-ação e Ecopedagogia em Conjuntos Habitacionais e Escolas.
(Experiências no Cerrado e na Amazônia)
Ecopedagogia; Pesquisa-ação; Habitação Popular; Permacultura; Soluções Sustentáveis
A Jornada ao Centro da COHAB apresenta em seu caminho reflexões sobre o espaço urbano periférico, em seu trajeto vão surgindo dados e teorias filosóficas sobre a habitação. São narradas práticas de pesquisa-ação e ecopedagogia em conjuntos habitacionais populares e escolas públicas dos Estados de Minas Gerais e do Pará. Nesta jornada frequentamos temas de campos humanos e sociais, da geografia urbana, da sociologia e da antropologia, que nos levam a reflexões sobre a habitação. Pensamos a pesquisa-ação através de práticas de educação ecopedagógica como possibilidades de micro-ações, que possam desencadear a criação de materiais e métodos ecopedagógicos, que possibilitem a alfabetização ecológica e a divulgação de técnicas sustentáveis para habitações populares, em um laboratório acadêmico e popular, unindo saberes ao pensar a “casa” e sua geografia, praticando o pensamento a partir de maquetes e jogos didáticos de alfabetização ecológica com usuários do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida e estudantes de escolas públicas, para que sejam disseminadas e criadas técnicas antrópicas mais ecológicas na construção habitacional, na ocupação humana no planeta Terra, através de processos educacionais. Construímos em teoria e ação um entendimento dinâmico da “casa” popular. Deste modo, apresentamos algumas teorias que moveram ações em dois estados (MG- PA), que inspiraram novos pensamentos. Estudos sobre as periferias urbanas, o déficit habitacional, o programa Minha Casa, Minha Vida, sobre a habitação e sobre como pensar casas mais ecológicas, vislumbrando possibilidades das contraculturas espaciais, da Permacultura, das ecovilas, da economia solidária, das ideias emancipatórias e sustentáveis, na busca de uma “pegada mais ecológica”. Pretende-se com este estudo impulsionar a difusão, criação e reconhecimento de práticas pedagógicas de cunho artesanal e ecológico, que podem nos ensinar cuidados com o planeta, sobre como respeitar e repensar o habitat humano na Terra. A criação e qualificação de didáticas ecológicas e culturais são consequências deste trabalho, ao buscar entender o mundo a partir da casa, ao pensar globalmente e atuar localmente em ações educacionais e idealizar uma cidadania planetária. Nossa intenção nessa pesquisa é dar visibilidade a criações ecopedagógicas, pratica-las, avalia-las e pensar as possibilidades de formatação de exemplos de didáticas ecológicas para uma ampla divulgação, para que inspirem outras ações, em um espiral de cuidados com o planeta, através de ações pedagógicas que possibilitem a construção de uma visão ambiental crítica, para que sejamos mais sustentáveis enquanto é tempo, para que influenciemos outros seres humanos a serem corresponsáveis pelo equilíbrio de seus ambientes. Expandindo assim, a teia da ecoalfabetização, em tempos de crise ambiental e ecológica, onde mudanças nas ações antrópicas são urgentes e necessárias. Foi possível verificar através de nossos estudos que existem diversas possibilidades de ações construtivas e criativas na educação ecológica, ecopedagógica, com crianças, jovens e adultos em diferentes espaços sejam eles salas de aula, praças ou ruas de conjuntos habitacionais populares.