MEMÓRIAS, ETNOCONHECIMENTO: diálogos na EJAI rural em Cipoal e Vila Modelo, São Francisco do Pará/Pa
Memória; Etnoconhecimento; Educação de Jovens, Adultos e Idosos-EJAI
Este estudo investiga a interseção entre memórias locais e etnoconhecimento na
Educação de Jovens, Adultos e Idosos do campo, especificamente em comunidades rurais de Cipoal
e Vila Modelo, no município de São Francisco do Pará. Utilizando a abordagem qualitativa, com
características descritivas e exploratória, foram realizadas a aplicação de entrevista narrativa a oito
alunos da EJAI para compreender como as memórias coletivas e o conhecimento tradicional são
integrados no processo educacional dessas comunidades. Os resultados revelam uma rica
interação entre a história local, os saberes da experiência e as práticas pedagógicas, promovendo
uma educação contextualizada e culturalmente relevante. Essa integração fortalece o
etnoconhecimento dos estudantes sujeitos, valoriza a diversidade epistemológica e contribui para
o desenvolvimento das comunidades rurais. Conclui-se a importância de reconhecer e incorporar
as memórias e o etnoconhecimento no currículo da EJAI, visando uma educação mais inclusiva,
critica e emancipatória.