RELAÇÕES DE ALTERIDADE E LETRAMENTO LITERÁRIO NO
CONTO INDÍGENA BRASILEIRO DE DANIEL MUNDURUKU: A PELE NOVA DA
MULHER VELHA
Literatura sensível. Alteridade. Literatura ameríndia. Daniel Munduruku.
Letramento Literário
A literatura é indispensável ao ser humano e a partir desta compreensão apresentamos
esta dissertação que tem por objetivo refletir acerca das relações de alteridade no conto “A pele
nova da mulher velha”, de Daniel Munduruku e sua adaptação para a formação de leitores
proficientes no âmbito da educação sensível. Partimos da compreensão de que a necessidade da
prática de leitura por meio da literatura é uma realidade latente, uma vez que as narrativas
indígenas são ainda pouco utilizadas ou nem sequer apresentadas no contexto escolar, nas práticas
de ensino e aprendizagem. Dessa forma, apresentamos como tal obra é permeada de elementos que
demonstram sua cultura, identidade e tradição, pois apresenta e inserem-nos em nossa própria
história. Assim, objetivamos especificamente: a) evidenciar a alteridade estabelecida no conto em
análise, a partir da identidade indígena e de sua rica cultura; b) apresentar e enfatizar o quanto os
textos de Munduruku são propícios à reflexão e à análise a partir de uma perspectiva de leitura
sensível e c) verificar de que forma estes dois aspectos podem contribuir na aplicação da proposta
de atividade a partir de uma Sequência Básica, segundo Cosson (2014). Esta investigação consiste
em um estudo teórico-analítico a partir de uma pesquisa bibliográfica propositiva da noção mais
ampla da Literatura, perpassando pela alteridade presente na obra estudada, bem como o percurso
apropriado para o letramento literário, afunilando à análise do conto indígena de Munduruku
(2021) com a perspectiva de uma leitura sensível e humanizadora para formar leitores proficientes,
conhecedores da própria história e identidade. Para tanto, ancoramo-nos nos estudos de Candido
(1971); Sá (2012); Souza (2015); Bueno (2018; Petit (2009); Lajolo (1993), Bakhtin (2014),
Cosson (2014), bem como Munduruku (2021), além de outros autores que são basilares nesta
investigação. Como proposta de um ensino diferente do tradicional realizado com a Literatura em
sala de aula, apresentamos a elaboração de uma Sequência Básica a partir do conto indígena de
Daniel Munduruku com etapas que partem de um ensino interacionista, em vista da formação de
leitores proficientes e ativos, percebendo a leitura como bússola que nos leva ao autoconhecimento
e à visão crítica e reflexiva do mundo que nos cerca.