AÇÕES ANTRÓPICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM MOVIMENTOS DE TECNOLOGIA SOCIAL: Reciclar saberes e reduzir a (de)colonialidade.
Antropização; Tecnologia social; Educação ambiental; Decolonialidade.
Amazônia.
A pesquisa busca compreender de que forma ações antrópicas em movimentos de tecnologia social
podem “reciclar” saberes e reduzir a (de)colonialidade de educação ambiental; e se estes
movimentos tem fortalecido as relações humanas e destes com o meio em que vivem promovendo
conscientização ambiental na população participante. Para isso, adotou-se uma abordagem
qualitativa, com características descritivas e exploratória, guiada pela Dialética do Concreto
(ECC). Os resultados (em andamento) apontam ações antropizada em movimento de tecnologia
social (projeto moeda verde) com processo de construção e articulação com outros movimentos
sociais, como a economia solidária, indicando um caminho alternativo para uma outra forma de
desenvolvimento, intencionando uma realidade socialmente justa, ambientalmente viável e que
promova educação ambiental sustentável e o desenvolvimento da autonomia coletiva, pois a lógica
da moeda social deve se movimentar sempre à inclusão social e não a acumulação, principalmente
no nordeste da região da Amazônica.