ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM ALTERNÂNCIA DE TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE NO CURSO DO PROEJA/IFPA/CASTANHAL
Pedagogia da alternância. Itinerários formativos. Proeja. Formação técnica. Estudo antrópicos.
A pesquisa objetiva compreender a antropização de jovens e adultos do campo em seus itinerários formativos em alternância de tempo escola e tempo comunidade no curso do PROEJA/IFPA/Castanhal. A garantia de um ensino condizente com a vida camponesa é busca constante em meio aos movimentos sociais. Nesse contexto, a Pedagogia da Alternância emerge como proposta educacional diferenciada e garantida pela legislação. Com abordagem qualitativa e características descritiva e exploratória, os resultados parciais apontam para uma ação antrópica de formação profissional atreladas ao contexto de vida de trabalho e de compreensão dos alternantes, porém, com particularidades possíveis de serem reajustadas a partir das nuances que anseiam os alternantes em seus itinerários formativos. Considerando o crescente fechamento das escolas do campo, o itinerário dos alternantes do PROEJA se configura como uma possibilidade em especial para formação no setor agropecuário, em que se permite diálogo entre os diferentes tempos e espaço, com ações estratégias antropizadas, porém necessitando maior integração prática entre os instrumentos pedagógicos desses tempos e espaços a partir do que é planejado pelos formadores e vivenciados pelos alternantes, sobretudo, na intervenção da realidade do tempo comunidade.