FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE ANANINDEUA
Identidade cultural. Crianças. Escola. Currículo. Antropização.
A pesquisa busca compreender a formação da identidade cultural de crianças do ensino
fundamental à luz das diretrizes curriculares municipais de Ananindeua. Utilizou-se uma
abordagem qualitativa envolvendo documentos e representações descritivas de crianças
do 4o e 5o anos matutino e vespertino de uma escola do ensino fundamental do município.
Os resultados apontam que o documento curricular do município criou macroáreas e entre
elas a de Multiculturalismo passando a ser chamada de Identidade Cultural envolvendo
cidadania e civismo. Na prática é necessário repensar as abordagens educacionais,
considerando o papel fundamental que desempenham na formação identitária e cultural
das crianças, a fim de mais bem promover a valorização da diversidade como parte
integrante desse processo identitário cultural de crianças no âmbito escolar, pois reflete
sobre diversos conceitos da educação amazônica e sobre o cotidiano do mundo
globalizado. A pluralidade cultural amazônica presente no cotidiano escolar deve ratificar
a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades de crianças,
definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de
singularização, no âmbito escolar municipal de Ananindeua.