PRÁTICAS CORPORAIS E TECNOLOGIAS DIGITAIS, INOVAÇÕES E
DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS, TECNOLOGIAS,
PRÁTICAS CORPORAIS NA PANDEMIA COVID 19.
Diante do contexto do isolamento social, ocasionado pela Pandemia da Covid-19, uma
nova rotina é inserida na realidade social, e suas interações passam a ser mediados por equipamentos
tecnológicos, seja para trabalho ou estudo. Perante os fatos apresentados as atividades corporais, seja
escolar ou não escolar passaram por profundas transformações, faz-se necessário investigar como a
Educação Física se adaptou ao contexto pandêmico, como as aulas de Educação Física escolar
aconteceram? Como as práticas esportivas, recreativas e de promoção à saúde foram realizadas?
Nesse sentido, a pesquisa intitulada “ Práticas Corporais e Tecnologias Digitais, Inovações e
Desafios para a Educação Física é uma pesquisa de campo descritiva e documental, com um abordagem
qualitativa e quantitativa , desenvolvida no município de Castanhal, onde foi analisado os Projeto
pedagógicos dos cursos de formação em Educação Física das principais Instituições de Ensino Superior do
município, além da aplicação de questionário Google Forms com os professores de Educação Física
atuantes, com vínculo na prefeitura municipal, onde compreende duas secretarias: Secretaria de Educação
(SEMED) e de Secretaria de Esporte e Lazer ( SEMEL), e os demais professores de Educação Física com
vínculo nas principais academias de ginástica do município.
O objetivo central do trabalho foi observar o uso de tecnologias digitais e as dificuldades
enfrentadas pelos professores de Educação Física no contexto da Pandemia da Covid-19; além de analisar
se obtiveram em sua formação inicial que ampare o uso de tecnologias. Os dados são oriundos de
informações coletadas junto às secretarias SEMEL e SEMED, professores de Educação Física e academias,
por meio de questionários estruturados, elaborados através da ferramenta Google Forms, enviados de forma
eletrônica.
A análise e correlação dos dados foi quantitativa com o auxílio de planilhas eletrônicas para
quantificar a frequência dos dados e elaboração dos gráficos. Assim, conclui que ao analisar o projeto
pedagógico dos IES do município que oferta o curso de formação em Educação Física, suas matrizes
curriculares conta com apenas uma disciplina com abordagem das tecnologias; A principal adaptação foi a
mediação por ferramentas tecnológicas, como: internet, câmera fotográfica, smartphones, formulários
eletrônicos, plataformas digitais, facebook e WhatsApp, entre outro; Sobre as dificuldades enfrentadas por
esse grupo, destaca-se o despreparo profissional.