EDUCAÇÃO NO CAMPO – Um estudo acerca da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Alves Ramos na Vila São Jorge do Jabuti, Igarapé-Açu/PA
Educação do Campo; Afirmações; Negações; camponesas;
O presente trabalho surgiu da curiosidade epistemológica (FREIRE, 1997) em compreender de que forma as práticas educativas produzidas por docentes, equipe técnica de gestão e coordenação impactam no movimento de ensinar, de aprender e na garantia de direitos dos sujeitos na Educação do Campo. Metodologicamente, a pesquisa desenvolve-se no paradigma qualitativo, tendo como o método, o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e análise documental. Para a análise dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. O lócus da pesquisa é uma escola é uma escola do campo, localizada na Vila de São Jorge, interior do município de Igarapé-Açu/Pa. A investigação foi mobilizada pautada no referencial teórico da educação do campo, especialmente os parâmetros legais. Os resultados desvelaram há indícios do desenvolvimento de uma educação do campo na escola estudada, tendo como base o conhecimento escolar aliado as vivências e saberes tradicionais. Portanto, há um engajamento da escola em geral e dos educadores em particular para com a formação humana pautada na garantia de direitos no contexto da comunidade. Reafirmando que também se aprende com saberes, fazeres e conhecimentos produzidos pelos povos do campo.