Notícias

Banca de DEFESA: CLAUDIA ALVES BATISTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA ALVES BATISTA
DATA: 07/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: PPGEAA - SALA REMOTA
TÍTULO:

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL


PALAVRAS-CHAVES:

Atendimento Educacional Especializado. Aulas emergenciais. Estudantes com deficiência.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente dissertação intitulada “Atendimento Educacional Especializado durante a pandemia da Covid-19 em escolas municipais de Castanhal” tem por objetivo conhecer as práticas pedagógicas organizadas pelos professores do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência em escolas municipais de Castanhal – Pará durante as aulas emergenciais no período da Pandemia da Covid-19 nos anos 2020 e 2021. Os fundamentos metodológicos adotados nesta pesquisa seguem a abordagem qualitativa com base na pesquisa de campo. O levantamento e coleta de informações para este estudo deu-se no período de novembro a dezembro de 2022, por meio de entrevistas e questionários aplicados a nove professores do Atendimento Educacional Especializado e que exercem docência na Sala de Recursos Multifuncionais de três escolas municipais distintas da rede de ensino da cidade de Castanhal – Pará, nos anos letivos de 2020 e 2021. Fundamenta-se em aportes teóricos e em dispositivos legais acerca da educação especial e do atendimento educacional especializado, bem como, fundamentos que sustentam os estudos sobre o período educacional durante pandemia da Covid-19 nos anos 2020 e 2021. O texto está dividido em 5 capítulos, dos quais, os dois últimos trazem os resultados que (co)respondem aos objetivos específicos e ajudam na discussão da questão central deste estudo. As informações coletadas durante o estudo deram suporte para organizar os dados em duas categorias de análises, que deram origem aos capítulos 4 e 5: I As propostas pedagógicas organizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado durante a pandemia da Covid-19 nos anos 2020 – 2021; II As percepções de professores do Atendimento Educacional Especializado que exercem docência em salas de recursos multifuncionais quanto as possibilidades e dificuldades na organização da prática pedagógica aos estudantes com deficiência durante a pandemia da Covid-19 nos anos 2020 e 2021. Os resultados encontrados nesses capítulos mostram que durante as aulas emergenciais no período da Pandemia da Covid-19, os professores do atendimento educacional, especializado encontraram muitos obstáculos para oferecer um ensino acessível e de qualidade aos estudantes com deficiência. Suas práticas intensificaram-se ora na orientação ora na elaboração direta de atividades adaptadas dos conteúdos de ensino, mas que nem sempre acompanhavam o currículo da turma comum e nem sempre atendiam as especificidades e necessidades educacionais desses estudantes. Nesse período, muitos desses professores não conheceram os estudantes e isso dificultou no momento da elaboração das atividades. Um outro aspecto importante, refere-se à forma como essas atividades eram mediadas em casa e mostra que muitos pais não conseguiam mediar o ensino e desenvolver com qualidade as atividades e recursos pedagógicos que eram enviados aos estudantes. Outros, nem puderam ter acesso aos materiais impressos e/ou não tinham acesso aos dispositivos celulares para acompanharem os materiais em mídia. A esse respeito, o estudo ressalta que a dificuldade, após a elaboração das atividades, dava-se não somente no envio, mas também no retorno dessas atividades, pois a maioria delas não retornavam à escola para correção por parte dos professores das turmas comuns. O estudo aponta, ainda, que os professores das turmas comuns tiveram pouca participação no processo de adaptação dessas atividades, ficando sob responsabilidade dos profissionais de apoio escolar – mediadores ou professores bilíngues ou professores de braille e professores das salas de recursos multifuncionais. Por fim, o estudo destaca questões importantes, as quais incitam a refletir para a importância dos sistemas de ensino investirem em formações e aperfeiçoamentos de professores e demais profissionais da educação quanto ao uso de tecnologias assistivas, da informação e digitais que deem suporte para organização intencional de práticas e estratégias de ensino inclusivas no ambiente escolar, capazes de atender às necessidades diversas dos estudantes, independente de suas capacidades ou circunstâncias, especialmente em tempos de crise, como a que vivemos recentemente


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES
Interno - 3252508 - CARLOS JOSE TRINDADE DA ROCHA
Presidente - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 15:24
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1