INTERAÇÃO DIALÓGICA E A METACOGNIÇÃO EM ATIVIDADE EXPERIMENTAL INVESTIGATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF. DR. CRISTOVAM W. P. DINIZ
Metacognição. Interação Dialógica. Clube de Ciências. Matemática. Sequência de Ensino Investigativa.
O presente estudo objetiva analisar se/ como ocorrem os processos de interações dialógicas com perfil metacognitivo em uma atividade experimental investigativa no ensino de matemática no Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam P. W. Diniz durante uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), denominada de Representações Geométricas que trata de algumas definições de geometria. Esta é uma investigação de abordagem qualitativa, pois parte da noção da construção social das realidades em estudo, está interessada nas perspectivas dos participantes, em suas práticas do dia a dia e em seu conhecimento e tem características de pesquisa participante visto que os diferentes atores assumem um papel de autores na construção dos conhecimentos e estratégias de ação/intervenção. A atividade proposta teve o objetivo de explorar conceitos introdutórios da geometria plana, e posteriormente da geometria espacial, foi desenvolvida com oito alunos de idades entre 10 e 11 anos em que tivemos a colaboração de quatro professores monitores. O local é o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam P. W. Diniz, um ambiente não formal de aprendizagem designado ao ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas direcionadas ao Ensino Investigativo de Ciências e Matemáticas. No sentido de auxiliar nas análises das falas, adotamos a gravação em áudio e vídeo com transcrições de episódios selecionados a fim de buscarem por aspectos da metacognição entre as interações dialógicas que ocorreram, para interpretação das informações levantadas, optamos em utilizar a Análise de Conteúdo. Durante as análises realizadas foi possível constatar até agora que os professores monitores adotaram uma interação diretiva, concentrando seu discurso, quase que exclusivamente, numa postura socrática de fornecimento de pistas e dialógica de instigação, esta última em maior ocorrência, isso favoreceu no surgimento da argumentação, e a construção do conhecimento matemático. Há, então, a necessidade de promover outras categorizações identificados como remodelamento, contraposições e elucidações durante a proposição da pergunta problema. Conclui-se, parcialmente que o discurso do professor monitor, composto pelas características retóricas, socráticas e dialógicas, é mais eficiente do que apenas aquele concentrado em um único tipo de categorização discursiva e que podem trazer contribuições para processos mentais de metacognição, à medida que o estímulo à participação e observação, traça um delineado mais preciso para que as ideias aflorem e comecem a ser construídas pelos alunos. Dessa forma, entende-se que os processos dialógicos existentes entre professor-aluno e aluno-aluno, fazem emergir formas mais interativas da construção do conhecimento, facilitando assim, processos metacognitivos que poderão ser melhor discutidos a partir de um aprofundamento epistemológico. Tal aprofundamento das questões metacognitivas são pertinentes para esta discussão, uma vez que uma SEI favorece a um desenvolvimento gradual do conhecimento além de controlar os processos argumentativos e os metacognitivos, ao qual uma atividade se propõe