As Representações e a Construção das suas Significações nos Enunciados produzidos durante Atividade em um Clube de Ciências
Representações. Enunciados discursivos. Significações. Clube de Ciências. Espaços antrópicos.
Esta pesquisa foi construída com o objetivo de analisar a caracterização das representações em enunciados produzidos durante a atividade investigativa no Clube de Ciências na construção de significações pelos alunos. A metodologia de estudo é a abordagem qualitativa com a constituição dos dados feita a partir de elementos da observação participante, materiais de videogravação, audiogravação e escritos dos alunos produzidos durante a SEI. Foi realizada no espaço do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. Diniz e seus participantes foram alunos que cursavam do 5º ao 6º do ensino fundamental, com idades entre 11 e 12 anos. Para os procedimentos de análise dos dados, nos pautamos na transcrição, descrição e interpretação dos enunciados dos alunos durante a atividade investigativa proposta. O suporte teórico utilizado foi uma interface entre os estudos de Piaget sobre as representações cognitivas, o trabalho com os enunciados discursivos a partir de Foucault e análise institucional do discurso de Guirado. Os resultados evidenciaram que seus enunciados tinham ligação com etapas da SEI, na forma como esses resolviam o problema proposto, faziam relações da atividade com o cotidiano por meio do uso de explicações e inferências e de uma linguagem de referenciação e negociação de significados. As representações não se constituíram apenas como operações cognitivas, mas mantiveram uma relação com os enunciados nos processos de assimilação e acomodação para a construções de significações, nesse espaço antrópico de construção de conhecimento.