AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EM SITES DE NOTÍCIAS A PARTIR DE GRUPOS UNIVERSITÁRIOS
Usabilidade. Sites de Notícias. Ferramenta de Captura Multimodal.
O consumo de informações jornalísticas por meio da Internet no Brasil tem superado os meios
tradicionais, tais como televisão, jornais/revistas impressos e rádio. Dessa forma, além da credibilidade
das notícias, a Usabilidade passa ser um aspecto fundamental para que os leitores possam ter uma
interação satisfatória ao buscarem uma informação. No entanto, há poucos estudos sobre como sites de
notícias podem ser projetados a fim de proporcionarem uma Usabilidade de alta qualidade. Um dos
principais desafios está associado a complexidade da avaliação de Usabilidade, uma vez que os sites de
notícias são acessados por perfis de usuários de diferentes regiões do país, com hábitos e costumes
variados, considerando a fácil disseminação da informação no formato on-line. Assim, o objetivo deste
trabalho investigativo é verificar se o contexto de diferenças regionais pode interferir na usabilidade de
sites de notícias, bem como quais as principais influências. Para isso, foi realizado um estudo de caso com
grupos de estudantes universitários das regiões norte e sul do Brasil para avaliar a Usabilidade na leitura
dos sites G1, R7, Metrópoles, Uol Notícias e Terra, a partir de um roteiro predefinido. Os dados da
interação foram coletados por meio de ferramenta de captura multimodal e teste QUIS (Questionnaire for
User Interaction Satisfaction) combinado a um questionário social. Como resultado, a análise exploratória
dos dados apontou para similaridade entre os grupos, e, portanto, pouca influência da regionalidade no
contexto de avaliação de Usabilidade. Como contribuição, este estudo apresenta para os pesquisadores e
profissionais uma visão sobre as características atreladas à regionalidade que possuem mais impacto
durante a Usabilidade em sites de notícias.