ANALISANDO A DECOLONIALIDADE DO SABER EM UM CLUBE DE CIÊNCIAS
Decolonialidade. Clube de Ciências. Ensino de Ciências
O presente estudo objetiva investigar a decolonialidade nas interações entre professores-monitores e alunos durante as Atividades Experimentais Investigativas-AEI estabelecidas nas dissertações concluídas entre 2017-2019 no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”, bem como, abordar a teoria da decolonialidade ou pedagogia decolonial de acordo com Wlash (2013). O interesse em estudar essa temática manifestou das experiências enquanto professora de Matemática, com a pretensão de analisar as questões relacionadas ao ensino e a aprendizagem, ou seja, o processo de produção e reprodução do conhecimento, atentando para a colonização do saber presente na educação. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados são as transcrições das Atividades Experimentais Investigativas presentes nos estudos realizados no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz”. O procedimento de análise versa a pesquisa bibliográfica, visando considerar as informações que foram constituídas e explicitadas nos trabalhos pelos autores, verificando as interações entre alunos e professores-monitores no momento da realização da SEI. Para interpretar as interações coletadas nas quatro pesquisas analisadas, escolhemos em utilizar a ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002), verificando aqui, dois aspectos a “Abordagem Comunicativa” e os “Padrões de Interação” e associando com a teoria da decolonialidade.