PEDAGOGIA DO MANGUE:Proposta de inclusão de saberes e fazeres dos pescadores artesanais na prática escolar de São Caetano de Odivelas/PA
Pedagogia do Mangue; Etnossaberes; Interculturalidade; Saberes e Fazeres; Pescadores Artesanais; São Caetano de Odivelas/PA.
Fundamentado como Pedagogia do Mangue em diálogo com etnossaberes e interculturalidade é uma pesquisa de caráter etnográfico, que objetiva analisar as interações interculturais no município de São Caetano de Odivelas/PA como proposta deinclusão dos saberes e fazeres dos pescadores artesanais na prática escolar deste município. Para tanto, apresenta levantamento socioeconômico, populacional,educacional,formação religiosa e condições de infraestruturas do lócus da pesquisa. Identifica as relações antrópicas constituídas entre cultura e natureza mediadas pelas relações entre tradição oral, saberes e fazeres nos ambientes pesqueiros em meio aos manguezais odivelenses. Ancorada nas narrativas e memórias dos pescadores da comunidade de São João dos Ramos (distrito municipal) possibilita encontros e desencontros com a cultura local e com a forma de sustentabilidade desses moradores do mangue, em “que a cultura oral é decorrente e implica em condições sociais e históricas” FERNANDES, (2013).