EDUCAÇÃO DIGITAL NA AMAZÔNIA PARAENSE: Impactos na empregabilidade dos jovens e o caminho para um Trabalho Decente.
Educação digital; novas tecnologias; direito ao trabalho; trabalho decente; empregabilidade na Amazônia.
Em um cenário de acelerado desenvolvimento tecnológico e surgimento de novas formas de
trabalho, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, no contexto amazônico, a relação
entre o desenvolvimento tecnológico gerado pela 4ª Revolução Industrial e a capacidade do Estado
em garantir acesso à educação profissional que forneça as competências e habilidades exigidas
para todos aqueles que pretendam alcançar um posto de trabalho digno. Constata-se que, neste
novo cenário proporcionado pela inserção da Indústria 4.0, há elevada exclusão e/ou
marginalização de jovens que, sem a educação necessária, têm como única alternativa de inserção
no mercado de trabalho da Indústria 4.0 submeter-se a postos de trabalho precários, como o
trabalho por recrutamento por plataformas digitais. Este contexto é especialmente agravado em
relação aos jovens na Amazônia, uma vez que os dados pesquisados demonstram que a região
possui indicadores educacionais inferiores em comparação com regiões mais desenvolvidas. Nesse
contexto, o presente trabalho reúne informações para enfrentar o seguinte problema de pesquisa:
qual é o impacto da falta de acesso à educação digital na região da Amazônia Paraense na
empregabilidade dos jovens, especialmente em relação à sua capacidade de escolher trabalhos
decentes e evitar o emprego informal e precário? Quanto aos métodos e procedimentos, utiliza-se a
pesquisa bibliográfica e documental sobre fontes que abordam o acesso à educação digital e a
empregabilidade dos jovens na região Amazônica, como os dados dos relatórios produzidos pelo
Observatório Paraense do Mercado de Trabalho (OPAMET) em parceria com a Universidade
Federal do Pará (UFPA), que por sua vez utilizam dados do IBGE, do Ministério da Economia e
do Banco Central, além de dados do DIEESE e PNAD. A pesquisa ainda adota uma abordagem
etnometodológica, pois se concentra na compreensão das práticas sociais e culturais relacionadas à
educação digital na região da Amazônia Paraense. No que se refere aos resultados obtidos, nota-se
que o trabalho é central para uma vida digna, proporcionando compensação financeira
indispensável para direitos fundamentais. A falta de educação digital na Amazônia Paraense afeta
a empregabilidade jovem, levando a empregos informais e precários, destacando a necessidade de
políticas públicas e investimentos em educação digital.