ANTROPIZAÇÃO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PROJETO COM MOEDA SOCIAL
Educação ambiental. Tecnologia social. Moeda Social. Antropização. Amazônia.
A pesquisa apresenta os resultados de um trabalho de investigação em educação
ambiental desenvolvida pelo Projeto Movimento Moeda Verde do município de Igarapé-
Açu no nordeste da Amazônia oriental. Por essa pesquisa estar atrelada a um processo
educativo, tendo como objetivo compreender a antropização sustentável no contexto da
educação ambiental, destacando a relevância da tecnologia social em projeto com moeda
social como uma alternativa visionária para uma sociedade mais sustentável e
humanizada. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com características
etnometodológicas, tendo como participantes educadores ambientais, administrador de
centro de coleta de resíduos sólidos e membros da comunidade participantes do projeto
moeda verde. Revelam-se convergência entre antropização sustentável, movimentos de
educação ambiental e tecnologia social no Projeto Movimento Moeda Verde. Destaca-se
a importância da descolonização da educação ambiental para abordagem inclusiva. A
implementação do banco comunitário e da moeda social, ainda que com algumas
situações de antropização, mostrou-se eficaz, promovendo uma certa economia solidária
e fortalecendo o capital social local. A presença do educador ambiental no centro de
triagem de resíduos contribui significativamente para a conscientização ecológica da
comunidade. Além disso, a administração do centro de triagem e a representação
comunitária demostraram ser elementos-chave para a sustentabilidade a longo prazo do
projeto. O banco comunitário e moeda social promovem economia solidária, fortalecendo
o capital social e gerando impactos positivos nas práticas ambientais locais.