O LIVRO INFANTIL MULTIFORMATO EM SISTEMA PICTOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLA MUNICIPAL DE CASTANHAL
LIVRO MULTIFORMATO, AUTISMO, LITERATURA INFANTIL, SISTEMA PICTOGRÁFICO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado como transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta várias nuances (dificuldade na comunicação, na interação social e alterações comportamentais), manifestando-se de forma distinta em cada pessoa. E por serem únicas, as crianças com autismo aprendem de forma diferente, necessitando de mediação específica e adaptações que possam contribuir no seu aprendizado, dentre eles destaca-se o livro infantil adaptado pautado nesta pesquisa.
Esta Dissertação, intitulada, “O livro infantil multiformato, em sistema pictográfico: um estudo de caso em Escola Municipal de Castanhal”, contém a seguinte problemática: O livro adaptado constitui ferramenta importante no sentido de contribuir para a comunicação, conforme observação do pesquisador e dos docentes.
Com base nas questões norteadoras da pesquisa, elencamos como Objetivo Geral: Descrever a interação entre as crianças e o livro infantil multiformato, com base nas observações explicitadas pelos docentes no questionário da pesquisa. E para fins específicos: relatar de forma descritiva as atitudes dos alunos diante do uso do livro adaptado multiformato; analisar quais das narrativas e quais elementos dos livros pictográficos despertaram maior atenção na criança.
A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo realizada na educação infantil, no município de Castanhal Pará, envolvendo como sujeitos, professores e seus alunos autistas, a coleta de dados em diferentes fases, levantamento bibliográfico e documental, entrevista, oficina para os professores participantes, narração das histórias selecionadas, seguida da aplicação de um questionário pós-contação das histórias e análise dos dados.
As variáveis foram ponderadas, ao longo da pesquisa, destacando-se: tempo de pesquisa, especificidades de cada criança autista, ruídos externos, horário da aplicação, se a criança tem apego a rotina, relação afetiva com as professoras, hiperfoco, contato com literaturas anteriores, a presença da pesquisadora em sala, autonomia para escolher os livros, concentração de cada criança, qual narrativa e elemento chamou mais atenção.
Os resultados deste trabalho mostram como os livros infantis multiformatos são aplicados nas obras literárias infantis de propriedade do COMacesso, que é um sistema de comunicação que pode ser incluído na educação infantil, para ajudar crianças com autismo a se comunicar, compreender o enredo da narrativa que permeia a história, tendo uma abrangência positiva, contribuindo para alargar o desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos.