Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARA RITA ARAUJO LAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARA RITA ARAUJO LAGO
DATA: 29/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual ppgeaa
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO INFANTIL MULTIFORMATO, EM SISTEMA PICTOGRÁFICO, PARA COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO DA CRIANÇA AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Autismo, livro infantil multiformato, sistema pictográfico, prancha de interpretação, comunicação das crianças autistas


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado como transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta várias nuances (dificuldade na comunicação, na interação social e alterações comportamentais), manifestando-se de forma distinta em cada pessoa. E por serem únicas, as crianças com autismo aprendem de forma diferente, necessitando de mediação específica e adaptações que possam contribuir no seu aprendizado, dentre eles destaca-se o livro infantil adaptado pautado nesta pesquisa.

Esta Dissertação, intitulada, “A contribuição do livro infantil multiformato, em sistema pictográfico, para comunicação e compreensão da criança autista”, contém as seguintes questões norteadoras: a criança demonstrará interesse em ouvir e explorar o livro adaptado?; a prancha de interpretação do livro adaptado, com signos do sistema pictográfico para a comunicação, viabiliza a comunicação e compreensão da história?

Com base nas questões norteadoras da pesquisa, nosso objetivo geral foi:Avaliar a contribuição do livro infantil em Sistema Pictográfico para a comunicação das crianças autistas, através de uma prancha de interpretação de formato acessível, explorando o efeito do livro no conjunto dos participantes. E para fins específicos:1) Verificar se a criança demonstrará interesse em ouvir e explorar o livro infantil multiformato do Sistema Pictográfico; 2) Analisar se o livro com signos do Sistema Pictográfico, através da prancha de interpretação adaptada, viabiliza a comunicação e compreensão da história. 

A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo (amostragem) realizada na educação infantil, no município de Castanhal Pará, envolvendo como sujeitos,  professores e seus alunos autistas,  coleta de dados em diferentes fases, levantamento bibliográfico e documental, entrevista, oficina  para os professores participantes, narração das histórias selecionadas, seguida da aplicação de um questionário pós-contação das histórias e análise dos dados obtidos (em andamento).

Resultados preliminares deste trabalho mostram como os livros infantis multiformatos são aplicados nas obras literárias infantis de propriedade do COMacesso, que  é um sistema de comunicação que pode ser incluído na educação infantil, para ajudar crianças com autismo a se comunicar e entender melhor a história. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3252508 - CARLOS JOSÉ TRINDADE DA ROCHA
Externo ao Programa - 1913765 - ISIS ABEL BEZERRA
Presidente - 2306500 - SYLVIA MARIA TRUSEN
Interno - 3331368 - YOMARA PINHEIRO PIRES
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 11:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2