A CONTRIBUIÇÃO DO LIVRO INFANTIL MULTIFORMATO, EM SISTEMA PICTOGRÁFICO, PARA COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO DA CRIANÇA AUTISTA
Autismo, livro infantil multiformato, sistema pictográfico, prancha de interpretação, comunicação das crianças autistas
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizado como transtorno do neurodesenvolvimento, apresenta várias nuances (dificuldade na comunicação, na interação social e alterações comportamentais), manifestando-se de forma distinta em cada pessoa. E por serem únicas, as crianças com autismo aprendem de forma diferente, necessitando de mediação específica e adaptações que possam contribuir no seu aprendizado, dentre eles destaca-se o livro infantil adaptado pautado nesta pesquisa.
Esta Dissertação, intitulada, “A contribuição do livro infantil multiformato, em sistema pictográfico, para comunicação e compreensão da criança autista”, contém as seguintes questões norteadoras: a criança demonstrará interesse em ouvir e explorar o livro adaptado?; a prancha de interpretação do livro adaptado, com signos do sistema pictográfico para a comunicação, viabiliza a comunicação e compreensão da história?
Com base nas questões norteadoras da pesquisa, nosso objetivo geral foi:Avaliar a contribuição do livro infantil em Sistema Pictográfico para a comunicação das crianças autistas, através de uma prancha de interpretação de formato acessível, explorando o efeito do livro no conjunto dos participantes. E para fins específicos:1) Verificar se a criança demonstrará interesse em ouvir e explorar o livro infantil multiformato do Sistema Pictográfico; 2) Analisar se o livro com signos do Sistema Pictográfico, através da prancha de interpretação adaptada, viabiliza a comunicação e compreensão da história.
A metodologia foi baseada em uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo (amostragem) realizada na educação infantil, no município de Castanhal Pará, envolvendo como sujeitos, professores e seus alunos autistas, coleta de dados em diferentes fases, levantamento bibliográfico e documental, entrevista, oficina para os professores participantes, narração das histórias selecionadas, seguida da aplicação de um questionário pós-contação das histórias e análise dos dados obtidos (em andamento).
Resultados preliminares deste trabalho mostram como os livros infantis multiformatos são aplicados nas obras literárias infantis de propriedade do COMacesso, que é um sistema de comunicação que pode ser incluído na educação infantil, para ajudar crianças com autismo a se comunicar e entender melhor a história.