Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA DE LOURDES DA SILVA MELO

DISCENTE: PRISCILA DE LOURDES DA SILVA MELO
DATA: 26/09/2024
LOCAL: Sala 2 Fabib

ESTUDOS MÉTRICOS DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA PRODUZIDA NO PARÁ SOBRE ENVENENAMENTO POR MERCÚRIO NOS RIOS DA AMAZÔNIA

Estudos Métricos; Amazônia paraense; mercúrio; rios da Amazônia.

Metric Studies; Pará Amazon; Mercury; rivers of the Amazon.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

Os Estudos Métricos (EM) da Informação possibilitam analisar o impacto da produção científica em uma determinada área e ainda o comportamento de algumas comunidades científicas e os meios pelos quais elas se comunicam, como as revistas científicas que são indexadas em portais e bases de dados, as quais permitem verificar o que está em pauta no ambiente científico e orientar pesquisadores em suas decisões. Neste sentido, este estudo tem como objetivo geral, analisar a produção científica dos pesquisadores vinculados às instituições de pesquisas localizadas no estado do Pará, sobre o envenenamento por mercúrio nos rios da Amazônia. Para cumprir este objetivo, o método adotado foi o bibliométrico, realizado a partir de um levantamento constituído por artigos científicos indexados na base de dados Scopus, entre 2002 e 2022. É também uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo e quantitativo, com coleta de dados e tratamento estatístico, por meio de softwares como o Vosviewer. Como resultado foi obtido o universo de sete artigos, que serão analisados posteriormente. Com estes resultados, até o momento, foi possível identificar afiliações em três instituições paraenses, das nove indicadas nesta pesquisa, para o recorte temporal proposto, que são: Universidade Federal do Pará; Instituto Evandro Chagas e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Presidente - 081.125.762-20 - ALEGRIA CELIA BENCHIMOL - MPEG
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Interno - 655.538.107-87 - TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA - INES
Externo ao Programa - 6897294 - LUCIVALDO VASCONCELOS BARROS