Banca de DEFESA: RAIMUNDO SILVA JÚNIOR

DISCENTE: RAIMUNDO SILVA JÚNIOR
DATA: 04/09/2024
LOCAL: meet.google.com/nwi-pviq-ksy

GESTÃO DO CONHECIMENTO E LIÇÕES APRENDIDAS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: UMA ANÁLISE NA REDETECA/UFRA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Gestão do Conhecimento – Práticas e ferramentas. Biblioteca Universitária. Lições Aprendidas. Pandemia Covid-19

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

A Gestão do Conhecimento é uma ferramenta eficaz, eficiente e essencial para qualquer organização pública ou privada, no entanto o processo de aplicação em BU não é uma tarefa simples em função das características desse tipo de organização. Adoção de práticas e ferramentas de GC são necessárias na atuação, tanto das gestoras quanto dos bibliotecários. Destaca-se para as lições aprendidas uma vez que a frente às mudanças impostas às Bibliotecas na gestão de crise, estas podem representar ganhos operacionais para estes ambientes informacionais melhorarem os seus processos e serviços, bem como aprender mais com os fatos ocorridos. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo identificar as lições aprendidas pelos bibliotecários e gestores da REDETECA/UFRA durante a pandemia da Covid-19 como contribuição para a Gestão do Conhecimento Organizacional. A fundamentação teórica sobre GC no âmbito organizacional baseou-se em Nonaka e Takeuchi (2008), Dalkir (2005), Terra (2005) entre outros. No âmbito das Bibliotecas, teve como colaboração Savegnago (2018), Castro (2005), Rostirolla (2006) entre outros. Para compreensão do tema Lições Aprendidas no contexto organizacional, contribuíram Galhardo e Cunha (2021), Balbino e Silva (2021), Veronese (2014) entre outros. No âmbito das BU contribuíram Sanches e Melo (2023), Koos, Sheinfeld e Larson (2021), Massey (2020) entre outras. Em relação aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa exploratória sendo realizada em área das LA em BU com abordagem qualitativa. O método empregado foi o estudo de caso único, sendo que os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturada aplicadas as gestoras das bibliotecas totalizando 3 entrevistadas e questionário aplicado aos bibliotecários integrantes da REDETECA com a participação de 12 respondentes. Como técnica de análise, utilizou-se Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Em relação as LA, os resultados apontaram colaboração da Gestão superior com a Superintendente o que influenciou na tomada de decisão. No que tange aos aspectos positivos das LA, ficou evidente união e técnica com mais apoio, ao passo que o afastamento da equipe foi elencado como aspecto negativo. Com relação ao compartilhamento do conhecimento, constatou-se que a informação é importante e pode interessar a outros colegas. Quanto as barreiras para compartilhamento do conhecimento, observou-se a centralização das informações e acesso a dados o que dificultou o aprendizado. Quanto a existência de lições aprendidas, constatou-se o compartilhamento de saberes e conhecimento de forma mais facilitada com uso maior das tecnologias de informação e comunicação. Em relação a disponibilidade de novos conhecimentos, a pesquisa revelou que estes foram documentados e disponibilizados de maneira rápida a toda organização. Sobre a existência de compartilhamento de experiência no desenvolvimento das atividades laborais a pesquisa revelou que houve o compartilhamento de experiências durante as atividades laborais. O estudo conclui que na Biblioteca ocorreu o processo de lições aprendidas existindo o compartilhamento de saberes e conhecimentos.

Presidente - 515.892.732-49 - DANIELLY OLIVEIRA INOMATA - UFAM
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIRLENE PINTRO
Notícia cadastrada em: 21/08/2024 15:44