Banca de DEFESA: MAYARA COSTA PINHEIRO

DISCENTE: MAYARA COSTA PINHEIRO
DATA: 30/08/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA

Tendências emergentes na Documentação: Neodocumentação e Re-documentação a partir da evolução tecnológica na Ciência da Informação

Redocumentarização; Neodocumentação; Movimento documental; Tecnologia da Informação e Comunicação; Dado - informação - documento; Documento eletrônico

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação

Este trabalho aborda a evolução do campo da documentação, com destaque para a emergência de novos conceitos e abordagens em resposta à nova realidade da informação. Movimentos como a ReDocumentarização (RD), que busca otimizar documentos analógicos para o ambiente digital, e a Neodocumentação, que amplia as discussões para questões sociais e políticas, são exemplos de como a Ciência da Informação está adotando uma abordagem interdisciplinar para enfrentar os desafios da era digital e da explosão de dados. A documentação é a base dos estudos em ciência da informação, tornando relevante a investigação dos movimentos que surgem neste campo. O objetivo deste trabalho é compreender os conceitos de Neodocumentação e redocumentação. Para atingir este objetivo, a metodologia proposta envolve a identificação dos padrões de publicação e das tendências dos movimentos. Isso será feito por meio da identificação dos periódicos ou editoras, dos países e das instituições vinculadas aos autores, do ano de publicação, do título, das palavras-chave e de onde encontrá-los através do link de acesso. Esta abordagem permitirá uma compreensão mais profunda do contexto da publicação.

Presidente - 3085240 - VINICIUS AUGUSTO CARVALHO DE ABREU
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Interno - 3353229 - JACQUELIN TERESA CAMPEROS REYES