Banca de DEFESA: LISONETE DA SILVA LIRA

LOCAL: Online

ACESSIBILIDADE INFORMACIONAL PARA USUÁRIOS SURDOS

NA BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA – UFRA, CAMPUS BELÉM

acessibilidade informacional; biblioteca inclusiva; inclusão; mediação para usuário surdo

Keywords: information accessibility;  inclusive library; inclusion; mediation for deaf users.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Processos de Disseminação da Informação

Introdução e contexto: Acessibilidade tem sido tema de debates acadêmicos em diferentes áreas, de uma forma específica a Ciência da Informação tem se dedicado a acessibilidades tanto físicas quanto informacionais. A comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus Belém, participa deste debate uma vez que conta em sua comunidade acadêmica, com discentes e docentes surdos. O interesse nesta pesquisa surgiu: pela experiência desta pesquisadora com pessoas surdas, atendendo discentes e docentes surdos na biblioteca e como membra do Núcleo de Acessibilidade da UFRA. Conceitos: Fundamenta-se, principalmente, na mediação da informação e na literatura sobre surdos numa perspectiva cultural, acessibilidade informacional e bibliotecas universitárias acessíveis. Problema de pesquisa: Em que aspectos os serviços de mediação da informação oferecidos pela biblioteca da UFRA campus Belém, atendem as demandas dos usuários surdos, falantes da língua de sinais, segundo os parâmetros de acessibilidade informacional desta minoria linguística? Justificativa: No aspecto social a pesquisa contribui com reflexões que possibilitam promover acesso à informação de maneira inclusiva, oportunizando aos surdos, educação de qualidade, colaborando com sua realização pessoal e profissional, proporcionando sua integração na sociedade, garantindo a lei de inclusão na educação. No âmbito científico e disciplinar a pesquisa contribui para a construção de conhecimento em acessibilidade informacional em bibliotecas, de forma especial nas universitárias, escassez de estudos sobre a temática, identificada em pesquisas recentes. Objetivo geral: Analisar os serviços de mediação da informação oferecidos pela biblioteca da UFRA campus Belém relacionados ao atendimento das demandas dos usuários surdos segundo os parâmetros de acessibilidade informacional desta minoria linguística. Objetivos específicos: Identificar os recursos disponíveis na biblioteca, para mediar a informação de forma acessível aos surdos conforme sua diferença linguística; verificar junto aos alunos surdos da UFRA, se as formas de disponibilização dos serviços na biblioteca atendem os parâmetros comunicacionais deste público; discutir as perspectivas para a mediação da informação na biblioteca, de modo que contemple as necessidades linguísticas dos usuários surdos.Metodologia: É um estudo de caso numa abordagem da Ciência da Informação. A coleta foi com os servidores e usuários da Biblioteca da UFRA campus Belém, por meio de entrevista e questionário, respectivamente, além de análise de documentos. Os dados foram tratados por análise de conteúdo, do tipo categorial, sendo escolhidas 4 categorias: Falta de material em Libras; Barreira na comunicação; Potencialidades e Fraquezas. Resultados: Observou-se por meio do questionário que o usuário Surdo sente dificuldade em localizar o livro no acervo, uma vez que o mesmo não está identificado de forma visual, o que não é bom, pois o Surdo necessita ter autonomia para circular pelo acervo e escolher a obra que necessita para sua pesquisa, mas dessa forma sempre vai depender do auxílio de outras pessoas. Observou-se que não há previsão de aquisição de material que contemple aos usuários surdos, apesar da Política de Desenvolvimento de Coleções da biblioteca prever aquisição de acervo para usuários cegos, ou seja, em Braille, mas em Libras, não foi identificado. De acordo com alguns entrevistados não há material específico para surdos e os usuários surdos informaram que na biblioteca não há livros em Libras disponíveis pois os que recebeu referentes ao curso Letras-Libras  ainda não estavam disponíveis no acervo, necessitando de tratamento técnico. Entre as demandas dos usuários Surdos estão a disponibilização de tablet com acervo em Libras, livros na área de Libras, acessibilidade virtual e visual de disciplinas. Os usuários surdos, discente e docentes informaram que gostariam que no acervo da biblioteca houvesse material acessível de várias disciplinas. Um dos principais pontos é a barreira comunicacional dos usuários com o pessoal da biblioteca uma vez que nenhum deles sabe se comunicar em Libras, apesar de já terem feito capacitação em Libras nível básico. Os resultados apontam também algumas indicações de melhorias que os usuários surdos gostariam que  fossem oferecidas na biblioteca como contratação de funcionário que domine a Libras, aquisição de obras em língua de sinais e profissional intérprete no setor.

Presidente - 655.538.107-87 - TANIA CHALHUB DE OLIVEIRA - INES
Interno - 327616 - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANA PAULA DE ANDRADE SARDINHA
Notícia cadastrada em: 31/07/2024 09:33