A BIBLIOTECA ESCOLAR NA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: mediação da informação ambiental na Biblioteca Prof.ª Hosana Pires
Biblioteca Escolar. Mediação da Informação ambiental. Educação Ambiental. Preservação do meio ambiente.
Estudo da mediação da informação ambiental em biblioteca escolar, diante da relevância, urgência e pertinência de pesquisas voltadas às questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Para isso, tem-se como objetivo geral analisar o papel da biblioteca escolar como agente de preservação do meio ambiente e na mediação da informação ambiental para os estudantes do Ensino Fundamental I. Como objetivos específicos, busca-se: a) identificar a mediação da informação ambiental no âmbito escolar, para a conscientização ambiental na formação dos estudantes; b) descrever práticas sustentáveis ambientais que podem ser aplicadas em bibliotecas escolares; c) apresentar as práticas sustentáveis ambientais desenvolvidas na e pela biblioteca "Prof.ª Hosana Pires"; d) propor novas práticas sustentáveis para aprimorar o papel da biblioteca escolar "Prof.ª Hosana Pires" em prol da preservação do meio ambiente. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória, descritiva e documental, de caráter indutiva e de natureza básica, com abordagem quali-qualitativa. Nos procedimentos de coleta dos dados foi feito levantamento bibliográfico sobre o tema e estudo de caso na biblioteca "Prof.ª Hosana Pires”, pesquisa de campo e documental e entrevistas. Como instrumentos de pesquisa foram aplicados questionários à diretora geral e à coordenadora pedagógica da Escola Adventista do Coqueiro e roteiro de observação em pesquisa de campo e no site na plataforma interativa da Rede Adventista de Educação. Em relação à análise dos dados, utilizou-se a triangulação dos dados advindos das entrevistas, da pesquisa documental e das observações, como forma de constatar ou perceber a mediação da informação ambiental na e pela Biblioteca. Como resultados destaca-se que a Biblioteca "Prof.ª Hosana Pires” têm diversas iniciativas de práticas sustentáveis ambientais que promovem a mediação da informação ambiental, o que tem contribuído para que os alunos tenham a preocupação com as questões ambientais. Contudo, outras práticas foram sugeridas nesta pesquisa, para serem realizadas na e pela Biblioteca, visando à formação de cidadãos críticos envolvidos com preservação do meio ambiente. Concluiu-se que a biblioteca escolar é agente influente na mediação da informação ambiental e na preservação do meio ambiente, o que permite que os estudantes desenvolvam uma consciência ambiental desde cedo.