Notícias

Banca de DEFESA: CELINEIDE RODRIGUES CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELINEIDE RODRIGUES CAVALCANTE
DATA: 28/07/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)
TÍTULO:

INTELIGÊNCIA ARQUIVÍSTICA: um conceito à luz da Teoria Fundamentada em Dados



PALAVRAS-CHAVES:

Competência em Informação. Arquivologia. Competência Arquivística. Archival Literacy. Inteligência Arquivística. Archival Intelligence.


PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
RESUMO:

A Archival Intelligence, traduzida nesta pesquisa como Inteligência Arquivística, apresenta uma produção científica crescente em âmbito internacional, ainda pouco explorada no Brasil. A Inteligência Arquivística está relacionada ao conjunto de conhecimentos e habilidades dos usuários de arquivos para pesquisa eficaz com fontes primárias. Deste modo, o objetivo deste trabalho é propor um conceito para Inteligência Arquivística adequado ao cenário nacional, com a delimitação de características, contextos e sujeitos envolvidos, a fim de ampliar e consolidar as discussões em torno da Competência em Informação com a Arquivologia no Brasil. Elegeu-se como opções metodológicas: a Revisão Bibliográfica Sistemática para identificar a presença do termo Archival Intelligence nas publicações indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e a Teoria Fundamentada em Dados para a proposição do conceito de Inteligência Arquivística, tendo como principal aporte teórico o artigo - AI: Archival Intelligence and User Expertise, de Yakel e Torres (2003), precursor sobre a temática no contexto internacional. Os resultados desta pesquisa apontam a importância da transversalidade entre Competência em Informação, Competência em Informação na Arquivologia, Competência Arquivística e Inteligência Arquivística para aprofundar os estudos sobre instruções arquivísticas, fomentar a criação de padrões de ensino e aprendizagem com fontes primárias e inferir a sua aplicação prática aos usuários de arquivo. Faz-se necessário o protagonismo do arquivista nesse processo, bem como a parceria deste com profissionais da informação, pesquisadores, docentes e discentes de diferentes áreas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2307690 - GILBERTO GOMES CANDIDO
Externo à Instituição - MARCIA CRISTINA DE CARVALHO PAZIN VITORIANO
Interno - 3211151 - NATALIA MARINHO DO NASCIMENTO
Presidente - 2301786 - RENATA LIRA FURTADO
Notícia cadastrada em: 26/07/2021 21:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2