POTENCIAL INFORMACIONAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DAS PINTURAS RUPESTRES EM MONTE ALEGRE, PARÁ
Ciência da Informação. Divulgação Científica. Arqueologia. Pinturas Rupestres. Monte Alegre (Pará)
O processo de produção e comunicação da informação é de interesse da Ciência da Informação. A divulgação ou popularização científica é um conceito relacionado ao processo de produção científica, no qual a comunidade científica tem o interesse de divulgar suas atividades de forma decodificada para uma linguagem não especializada e explicativa ao público leigo ou cidadão comum. Tendo em vista que a ação de divulgar ciência tem seu papel social, no que diz respeito à construção do senso crítico das pessoas por meio da informação, a pesquisa propôs-se a demonstrar o potencial informacional de divulgação científica do patrimônio arqueológico do Parque Estadual Monte Alegre (Pará) - PEMA representado por pinturas rupestres, na perspectiva da valorização e preservação desses vestígios arqueológicos junto à sociedade geral. Além de identificar o potencial documental das pinturas rupestres como relevantes fontes de informação para investigação científica dos arqueólogos, com base em definições de documento (expandindo-o para além dos registros escritos), a partir das teorias de Documentação de Bradford (1961), Otlet ([1934], 2018) e Briet (2016). O foco da pesquisa foram as pinturas rupestres dos sítios arqueológicos situados no munícipio de Monte Alegre, Pará, considerando-os, de forma preliminar, como fontes de informação relevantes de registros da memória da região Amazônica. Teve como objetivo geral: Investigar a divulgação científica acerca das pinturas rupestres do Parque Estadual Monte Alegre (Pará) - PEMA, na perspectiva da preservação desses vestígios. E como objetivos específicos: a) Verificar as principais iniciativas e recursos utilizados na veiculação dos resultados de pesquisas arqueológicas das pinturas rupestres do PEMA, bem como os respectivos tipos, características e sujeitos engajados na divulgação; b) Identificar a produção científica sobre a arte rupestre dos sítios arqueológicos de Monte Alegre, Pará; e c) Apontar os aspectos informacional e documental das pinturas rupestres. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com características exploratória e bibliográfica, recorrendo a fontes de informação impressas e eletrônicas para embasamento teórico e coleta de materiais e informações sobre os instrumentos empregados na difusão das pinturas rupestres do PEMA para o público leigo. Os resultados obtidos mostraram que a divulgação científica das pinturas rupestres em Monte Alegre é promovida ainda de forma tímida, apesar de esforços de cientistas e instituições públicas em prol da preservação desses vestígios, a partir do desenvolvimento de projetos junto à população da região. Identificou-se três tipos de iniciativas que buscam fazer a difusão do conhecimento científico das pinturas rupestres para o público leigo: institucionais, educacionais e artístico-culturais, e que possuem características em comum, em especial a linguagem diferenciada e acessível ao público. Verificou-se que a pintura rupestre é um documento com aspectos específicos a seu suporte distinto dos documentos tradicionais. Constatou-se também que o registro da existência da arte rupestre nessa região vem sendo feito desde o século XIX, contudo, a produção científica mostra que a partir da década de 1990 as pinturas rupestres começaram a ser disseminadas por meio de pesquisas arqueológicas de maneira sistemática. Conclui-se que é essencial o papel da divulgação científica no processo de transferência de informação e conhecimento ao público leigo, visto que, a informação é um recurso de grande potencial de transformação social. Para tanto, a divulgação científica deve considerar o aspecto dialógico, de forma a subsidiar nas soluções às necessidades informacionais de questões sociais, como a preservação do referido patrimônio rupestre em Monte Alegre, Pará.