INTERSECÇÕES ENTRE A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E A CIÊNCIA DE DADOS: CONTRIBUIÇÕES PARA OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GOVERNAMENTAIS
Sistemas de informação. Sistemas de informação governamentais. Ciência de Dados. Ciência da Informação. Interdisciplinaridade.
Analisa intersecções da Ciência da Informação (CI) com a Ciência de Dados, como subárea da Ciência da Computação, com foco em Sistemas de Informação Governamentais. Tem como objetivo explorar as relações entre Ciência da Informação e Ciência de Dados e suas aplicações em Sistemas de Informação Governamentais para viabilização da transformação de dados em informação, e como objetivos específicos: a) entender os Sistemas de Informação e Sistemas de Informação Governamental, relacionando aos conceitos de Governo Aberto e Dados Abertos; b) identificar o conceito de Ciência de Dados e sua aplicação nos Sistemas de Informação Governamentais no contexto da Ciência da Informação; c) relacionar teorias da Ciência de Dados à Ciência da Informação de modo a identificar correlações entre elas para beneficiar a operação de Sistemas de Informação Governamentais. A pesquisa é de cunho bibliográfico, de análise qualitativa, com estudo exploratório, a fim de analisar as relações multidisciplinares entre a Ciência da Informação e a Ciência de Dados, estudando aspectos do uso dessas intersecções em Sistemas de Informação Governamentais. Como resultados a pesquisa evidencia que os Sistemas de Informação Governamentais tendem a incorporar o uso de tecnologias, incluindo as relacionadas à Ciência de Dados, de modo a atender demandas por transparência, responsabilização, acesso à informação e melhores serviços governamentais, havendo possibilidades de correlações entre Ciência da Informação e Ciência de Dados em áreas como Dados Abertos, interoperabilidade, Gestão do Conhecimento, analytics e Inteligência Artificial. Conclui-se que o estudo e aplicação dessas correlações é capaz de gerar benefícios à operação de Sistemas de Informação Governamentais, considerando as competências informacionais da Ciência da Informação como suporte ao uso de tecnologias, contribuindo para maior interação entre governo e sociedade e ao atendimento das necessidades informacionais dos envolvidos, havendo assim ampla possibilidade de estudos da temática e oportunidades de aplicações.