ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: uma análise a partir dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil
Palavras-chave: Acesso aberto. Repositório Institucional. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
A pesquisa analisará as estratégias adotadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e tecnologia do Brasil (IF’s) do Brasil no sentido da adesão ao movimento do acesso aberto à informação científica. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. O universo desta pesquisa é constituído pelos 38 Institutos Federais existentes em sua condição quando a implantação dos seus Repositórios Institucionais de acesso aberto. Os procedimentos de pesquisa serão desenvolvidos em cinco etapas conforme segue: na primeira etapa foi realizado um levantamento do aporte teórico discutido nesta pesquisa. Em uma segunda etapa da pesquisa será aplicado um instrumento de coleta de dados via e-mail, aos 38 institutos participantes, com dois propósitos: o primeiro é mapear a situação geral quanto à implantação dos repositórios digitais de acesso aberto no âmbito dos IF’s e o segundo propósito é analisar, entre os Institutos Federais que tem repositório institucional implantado, como ocorreu o processo de implantação de seus RI’s. Na terceira etapa serão acessados os sítios dos Institutos Federais que possuem repositório institucional implantado. Em uma quarta etapa realizaremos um levantamento da presença dos repositórios dos Institutos Federais nos sítios do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnológia, nos diretórios do Registry of Open Access Repositories e no Directory of Open Access Repositories por meio dos seus respectivos websites. Na quinta e última fase metodológica, com base nos dados e informações colhidos e à luz da literatura sobre o tema, procederemos às análises necessárias em vista de responder à indagação central do estudo referente à situação de adesão dos Institutos Federais aos princípios e práticas do acesso aberto à informação científica.