PRÁTICAS INFORMACIONAIS DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Práticas Informacionais, Estudantes quilombolas, Competência Crítica em Informação, Universidade Federal do Pará.
Esta pesquisa visa analisar, dentro um contexto histórico, social e cultural, as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará, Campus Belém, com o intuito de contribuir para a elaboração de ações afirmativas, com a perspectiva de minimizar os conflitos enfrentados por esses sujeitos. Para alcançar o objetivo proposto apresenta-se uma sistematização teórica, produto da pesquisa bibliográfica, desenvolvida em duas etapas:1) reflexões sobre as abordagens teóricas relativas aos Estudos de usuários, às Práticas Informacionais e à Competência Crítica em Informação. 2) apresentação de um breve histórico dos quilombolas no Brasil, da sua luta pela educação, do acesso ao ensino superior, visando compreender a trajetória histórica, cultural e social dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa documental possibilitou identificar os estudantes quilombolas na Universidade Federal do Pará e traçar um panorama acerca da presença dos estudantes quilombolas matriculados nos distintos campis, polos, núcleos e cursos que compõe a instituição. Ainda no intuito de concluir o objetivo inicial, propõe-se verificar as Práticas Informacionais dos estudantes quilombolas, por meio da pesquisa etnográfica, especificamente com a aplicação da entrevista semiestruturada e do grupo focal, configurados como ferramentas para coleta de dados. Para análise dos dados coletados elegeu-se a análise de conteúdo. Por fim, prevê-se a triangulação entre os resultados da pesquisa bibliográfica e da etnografia – entrevista e grupo focal, a fim de se observar possíveis diálogos entre as Práticas Informacionais e a Competência Crítica em Informação, e, assim compreender como a Competência Crítica em Informação, pode contribuir com as Práticas Informacionais dentro do contexto pesquisado.