ACESSIBILIDADE DIGITAL DA HOMEPAGE DO WEBSITE DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFPA: avaliação automática e testes com alunos cegos que usam o NVDA
Sites acessíveis para pessoas com deficiência. Acessibilidade. Pessoas com deficiência visual. Biblioteca universitária. Inclusão digital. Alunos cegos.
Pessoas com algum tipo de deficiência física, sensorial e cognitiva na história da humanidade foram excluídas socialmente por um longo período. Os movimentos sociais e políticos e legislações possibilitaram a inclusão de pessoas com deficiência em diversos setores da sociedade, inclusive na web. A acessibilidade vem para que
sejam repensadas as estruturas urbanísticas, nos transportes, na comunicação, informação e tecnológicas para atender a todas as pessoas. A acessibilidade digital em websites de bibliotecas universitárias é fundamental para que seja assegurado o direito de acesso à informação em meio digital para todos, em especial às pessoas
com deficiência, previsto nas diversas legislações. Diante desse panorama, tem-se como problema de pesquisa: A homepage do website da Biblioteca Central da UFPA permite que usuários cegos que usam o NVDA interajam e acessem as informações contidas nela? Para isso delineou-se como objetivo geral dessa pesquisa: Analisar a acessibilidade digital da homepage da Biblioteca Central da UFPA, no que diz respeito ao acesso à informação, tendo com parâmetros as diretrizes de acessibilidade para conteúdo web (WCAG) 2.1 e a experiência do
usuário cego na interação com a web usando o leitor de telas NVDA. Este projeto teve como metodologia de pesquisa um estudo de caso de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema dessa pesquisa, seguida da análise da acessibilidade digital da homepage do website da Biblioteca Central da UFPA, com a aplicação de três métodos de avaliação: automática, testes com usuários cegos que usam NVDA e entrevista de satisfação. Os resultados mostraram que a acessibilidade digital da página inicial do website da BC/UFPA está comprometida nos aspectos perceptíveis, operáveis, compreensíveis e robusto. Os resultados com o WAVE mostram erros de acessibilidade que comprometem o acesso à informação no que se refere a imagens sem texto alternativo ou sem alt nulo, links vazios, formulários sem rótulos. Os testes com os usuários ratificam os erros apontados pelo WAVE e mostram também problemas de acessibilidade que vão além das diretrizes e códigos. São aspectos que envolvem outras áreas como usabilidade, arquitetura da informação, boas práticas de acessibilidade, proficiência no leitor de telas, texto compreensíveis, entre outros. Conclui-se que analisar a acessibilidade digital da página inicial do site da BC/UFPA foi fundamental para verificar aspectos tecnológicos e humanos necessários para garantir a democratização do acesso à informação aos usuários cegos que automaticamente atendem outras categorias de usuários. A Biblioteca universitária precisa buscar soluções, muitas delas possíveis, porém é necessária a
acessibilidade atitudinal e parceria no desenvolvimento dos canais de comunicação com a percepção do usuário para que se possa atender suas especificidades de navegação, percepção, compreensão, operação, interação e acesso à informação na web.